Sesc Pinheiros apresenta a “Ópera dos Três Vinténs” com diretor Robert Wilson

por Redação CONCERTO 05/11/2012

O Sesc Pinheiros apresenta de 6 a 10 de novembro a Ópera dos Três Vinténs, de Bertold Brecht e Kurt Weill, com o Berliner Ensemble (fundado por Brecht) e tendo como diretor o aclamado Robert Wilson. A iniciativa faz parte do projeto trienal (2012-2014) dedicado a Wilson, realizado pelo Sesc em parceria com a Change Performing Arts e Watermill Center.

 

Na versão de Wilson, a Ópera dos Três Vinténs se passa nos anos 20, época em que foi escrita e não na nostálgica Londres do século 18, imaginada pelo dramaturgo alemão. O elenco do Berliner Ensemble, para interpretar esta sátira mordaz do capitalismo, reúne Stefan Kurt na figura de Macheath e Angela Winkler como Jenny, no papel de sua ex-amante.

Nascido em 1941 no Texas, Wilson está entre os principais artistas teatrais e visuais do mundo. Entre os prêmios e homenagens que recebeu estão dois Guggenheim Fellowship Awards (1971 e 1980), a nomeação para o Prêmio Pulitzer em Drama (1986), o Golden Lion para escultura na Bienal de Veneza (1983), o Dorothy and Lillian Gish Prize (1996), o Prêmio Europa do Taormina Arte (1997), a eleição para a Academia Americana de Artes e Letras (2000) e o prêmio Commandeur des arts et des lettres (2002), entre outros. Com Philip Glass ele criou a ópera Einstein on the Beach.

Após a Ópera dos Três Vinténs, Robert Wilson dirige no Sesc Pinheiros a peça teatral Lulu, com música do roqueiro Lou Reed, de 14 a 18 de novembro; e no Teatro Municipal de São Paulo a ópera Macbeth, com regência de Abel Rocha, de 23 a 29 de novembro.

[Veja detalhes no Roteiro Musical]