Sinfônica Brasileira no Rio e em São Paulo com Alberto Varonesi e Nina Kotova

por Redação CONCERTO 21/10/2011

Encerrando o ciclo de concertos de outubro, no dia 21 a Orquestra Sinfônica Brasileira - OSB será regida pelo maestro italiano Alberto Varonesi, diretor musical da Opera Orchestra de Nova York. Veronesi também está à frente do Festival Puccini em Torre del Lago, na Itália, e das orquestras Filarmônica do Teatro Comunale de Bologna e da Sinfônica Siciliana.

 

O programa, que também será apresentado no dia 23 em São Paulo, inclui Melodien, de Ligeti, e as Danças de Galanta, de Kodály. O concerto terá ainda a participação da excelente violoncelista e compositora russa Nina Kotova, interpretando o Concerto para violoncelo de Dvorák.

Nina Kotova nasceu na Rússia, estudou no Conservatório de Moscou e na Musikhochschule, em Colônia, na Alemanha. Fez sua primeira apresentação como solista de orquestra aos 11 anos e, desde então, consagrou-se em apresentações com grandes orquestras em todo o mundo, com turnês nas capitais da Europa, Ásia e Estados Unidos. Esteve ao lado de nomes como Lang Lang, Vladimir Jurowski, Jean Yves Thibaudet, Antonio Pappano, Helene Grimaud e James Galway. Nina Kotova já fez uma apresentação na Praça Vermelha de Moscou, transmitida ao vivo para a televisão, tocou para a família Imperial do Japão e no Palácio de Buckingham. Recentemente, tocou com a Orquestra Sinfônica de Dallas e, em Singapura, com a Filarmônica da Rádio Holandesa.