Sinfônica do Porto Casa da Música se apresenta em São Paulo

por Redação CONCERTO 25/07/2011

A Orquestra Sinfônica do Porto Casa da Música se apresenta dias 25 e 26 na Sala São Paulo pela temporada internacional da Sociedade de Cultura Artística. O repertório terá a Sinfonia nº 5 de Gustav Mahler e a peça Almourol, do compositor português Francisco de Lacerda. A direção será de Christoph König, regente titular e diretor musical do grupo.

 

A Orquestra Sinfônica do Porto Casa da Música realiza sua primeira turnê no continente americano. É uma nova etapa do programa de internacionalização que teve início em 2010 com um concerto na Konzerthaus de Viena, Áustria. Depois de São Paulo, seguem-se concertos na Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Espanha, França, Suíça e China.

Imaginada para marcar o ano festivo de 2001, em que a cidade do Porto foi Capital Europeia da Cultura, a Casa da Música é o primeiro edifício construído em Portugal exclusivamente dedicado à Música, com apresentações musicais e diversas atividades de formação, pesquisa e criação. O projeto Casa da Música foi definido em 1999, como resultado de um concurso internacional de arquitetura que escolheu a solução apresentada por Rem Koolhaas - Office for Metropolitan Architecture, e a Casa da Música foi inaugurada na primavera de 2005, inserida no processo de renovação urbana da cidade.

Além da Orquestra Sinfônica do Porto Casa da Música, o local abriga uma rede de equipamentos culturais, abrangendo várias áreas, da clássica ao jazz, do fado à electrônica, da grande produção internacional aos projetos mais experimentais. Para além de concertos, recitais e performances, a Casa da Música promove encontros de músicos e musicólogos, investindo na procura das origens da música portuguesa e apostando fortemente no seu papel de elemento nuclear na educação musical.