Sinfônica Heliópolis abre temporada com “Sinfonia nº 3” de Mahler

por Redação CONCERTO 04/05/2014

A Orquestra Sinfônica Heliópolis inicia sua temporada 2014 com um concerto especial, neste domingo, às 17 horas, na Sala São Paulo. Sob direção de seu maestro titular Isaac Karabtchevsky, a orquestra interpreta a monumental Sinfonia nº 3 de Gustav Mahler. Participam da apresentação a mezzo soprano Carolina Faria, o Coral da Cultura Inglesa e o Coral da Gente.

 

A Sinfonia nº 3 foi elaborada entre os anos de 1893 e 1896, quando Mahler já havia consolidado sua reputação como regente de ópera, tendo dirigido a Ópera Real de Budapeste, na Hungria, e a Ópera Estatal de Hamburgo, na Alemanha. A obra faz parte do conjunto das sinfonias “Wunderhorn”, que inclui as suas quatro primeiras sinfonias, por terem sido inspiradas no ciclo de canções folclóricas “Des Knaben Wunderhorn” (A trompa mágica do menino). A Sinfonia nº 3 se utiliza, como material de base para seu terceiro movimento, a canção “Ablösung im Sommer”, extraída do “Wunderhorn”.

O concerto de hoje também marca o início das homenagens que a Sinfônica Heliópolis presta ao maestro Isaac Karabtchevsky, que em dezembro completará 80 anos de idade.

[Clique aqui para consultar mais detalhes no Roteiro Musical.]