Sinfônica Municipal de São Paulo recebe maestro Victor Hugo Toro

por Redação CONCERTO 26/04/2012

Nos dias 27 e 29 de abril, sexta e domingo, o maestro Victor Hugo Toro se apresenta no Teatro Municipal com a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e com o Coral Lírico, em dois concertos especiais que buscam resgatar obras de compositores brasileiros. Na ocasião, serão homenageados Henrique Oswald com a obra Festa, João Gomes do Araújo com a Sinfonia nº 4 e José Siqueira com o Concerto nº 3, que terá solos do exímio violinista Erich Lehninger.

 

Diretor artístico da Sinfônica de Campinas, Victor Hugo chegou ao Brasil para participar do II Concurso Internacional de Regência Orquestral da Osesp, conquistando o primeiro lugar e ocupando o posto de regente assistente e diretor artístico assistente da Osesp, ao lado de John Neschling. Ele também participou da temporada inaugural da Cia Brasileira de Ópera e manteve atividade no Brasil no comando de orquestras como a Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e a Sinfônica da Bahia, além de outros grupos latino-americanos como a Sinfônica de Sodre (Uruguai), da Universidade Nacional de Cuyo (Argentina), de Rosário (Argentina) e da Filarmônica da Universidade Nacional Autônoma do México (OFUNAM).
 
Victor Hugo nasceu em Santiago, graduou-se pela Faculdade de Artes da Universidade do Chile e realizou estudos de regência orquestral com David del Pino Klinge, além de ter se aperfeiçoado com os maestros Jean Fournet, John Neschling e Kurt Masur.