Sinfônica Nacional da Lituânia se apresenta com a pianista chinesa Xiayin Wang

por Redação CONCERTO 10/04/2013

A segunda atração do mês de abril do Mozarteum Brasileiro é a Orquestra Sinfônica Nacional da Lituânia, sob a regência do russo Vladimir Lande. É a primeira vez que a orquestra vem ao Brasil, e os concertos acontecem nos dias 13 e 14 na Sala São Paulo, com a participação da pianista chinesa Xiayin Wang.  

 

Wang estudou no Conservatório de Xangai e se mudou para Nova York, onde recebeu o diploma da Associated Music Teacher League of New York. Estudou também na Manhattan School of Music e venceu o Concurso de Concerto Eisenberg, em 2002, além de receber o Prêmio Roy M. Rubinstein. Ela grava pelos selos Naxos e Chandos e já realizou turnê com a Sinfônica de São Petersburgo na Rússia e nos Estados Unidos.

Com a Sinfônica Nacional da Lituânia ela toca o Concerto de Gershwin, em ambas as apresentações. O restante do repertório é distinto nas duas datas: no dia 13, o programa terá a abertura Rosamunde de Schubert e a Sinfonia nº 5 de Shostakovich. Já no dia 14, a orquestra toca os Três prelúdios de Mikalojus e a Sinfonia nº 4 de Tchaikovsky.

O maestro russo Vladimir Lande é o principal regente convidado da Sinfônica de São Petersburgo, além de diretor da Orquestra de Câmara de Solistas de Washington e da Orquestra de Câmara da Universidade Johns Hopkins, de Baltimore.

[Veja detalhes no Roteiro Musical]