Sob regência de John Neschling, a Sinfônica Municipal de São Paulo apresenta a “Nona sinfonia” de Mahler

por Redação CONCERTO 06/02/2015

John Nesching rege a Orquestra Sinfônica Municipal em dois concertos neste fim de semana, nos dias 7 e 8 de fevereiro, no Theatro Municipal de São Paulo. Segundo compromisso da atual temporada da casa, o programa tem no repertório uma das grandes obras do século XX, a Nona sinfonia de Gustav Mahler. Composta entre 1908 e 1909, a peça é a última sinfonia completa composta por Mahler – antes de sua morte, em 1911, ele ainda chegou a esboçar sua décima sinfonia, que permaneceu inacabada.

 

A Nona sinfonia, no entanto, aparece como uma despedida de Mahler. Para Leonard Bernstein, uma despedida de Mahler à vida e também à música romântica do século XIX. A peça encerraria em si a crise que levaria ao questionamento da tonalidade e iniciaria a música moderna do século XX. Confira na seção Mídia a sinfonia interpretada por Leonard Bernstein e a Filarmônica de Viena.

Além da peça de Mahler, a Sinfônica Municipal também interpreta Tales from Underground, do jovem compositor italiano Cristian Carrara.

Audições para a Sinfônica Municipal
Em março a Orquestra Sinfônica Municipal realiza audições para os naipes de violinos, contrabaixos, oboés, clarinetes, trompas, trompetes e tuba. As inscrições vão até o dia 18 de fevereiro, e o edital com informações detalhadas está no site do Theatro Municipal de São Paulo.

[Veja mais no Roteiro Musical]

Clássicos Editorial Ltda. © 2015 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.