Tatuí terá curso gratuito de Tecnologia em Produção Fonográfica

por Redação CONCERTO 01/04/2010

A parceria entre a Faculdade de Tecnologia de Tatuí e o Conservatório de Tatuí foi a responsável pelo nascimento do curso de Tecnologia em Produção Fonográfica, que tem início no próximo semestre na cidade do interior paulista.

As inscrições para isenção/redução da taxa para o processo seletivo estão abertas até o dia 8 de abril. Interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet (www.vestibularfatec.com.br), no período de 7 de maio a 8 de junho. O vestibular está agendado para o dia 4 de julho, com 40 vagas previstas para o curso.

A iniciativa acompanha o aquecido mercado fonográfico brasileiro. Segundo a instituição, somente em 2008 este mercado faturou 359,9 milhões de reais com a venda de música em vários formatos, 6,5% a mais do que no ano anterior. Já as vendas de CDs e DVDs do atacado ao varejo apresentaram, em 2008, crescimento de 4,9% comparadas ao ano anterior. O mercado de música digital brasileiro cresceu em 2008 um total 79,1% em comparação a 2007.

O curso apresenta disciplinas que englobam o conhecimento musical, como História da Música e Teoria e Percepção Musical, e o conhecimento técnico e tecnológico, envolvendo captação do som, edição, mixagem, masterização, entre outros.

A grade pedagógica do curso é assinada pelo diretor da Fatec, Mauro Tomazela, pelo assessor pedagógico do Conservatório de Tatuí, Antonio Ribeiro, e pelo professor e pesquisador da Unicamp José Augusto Mannis.

Com um investimento previsto de R$ 7 milhões, a futura Fatec de Tatuí que abrigará o novo curso terá uma área construída de 5 mil m², incluindo um estúdio de gravação.