Theatro Municipal de São Paulo fecha temporada com “Tosca”, de Puccini

por Redação CONCERTO 27/11/2014

No dia 29 de novembro o Theatro Municipal de São Paulo estreia sua oitava produção do ano e, com ela, encerra sua temporada lírica. A última ópera apresentada pela casa será Tosca, de Giacomo Puccini. Estreada em 1900, a peça se passa no ano 1800, em Roma, às vésperas da invasão napoleônica que dominaria a região por 14 anos. Famosa por sua força dramática, Tosca concentra suas ações na relação de três personagens principais: o pintor Cavaradossi, a cantora Tosca, sua amante, e o chefe de polícia Scarpia.

 

Após ajudar um amigo (Angelotti) a se esconder da perseguição policial, Cavaradossi é preso e torturado pelos homens de Scarpia, que usa sua força para submeter Tosca a seus desejos.

Dois italianos assinam a direção do espetáculo apresentado Theatro Municipal. A direção musical é do maestro Oleg Caetani, que comandou o título este ano na Royal Opera House, de Londres; já a concepção cênica é de Marco Gandini, que tem em seu currículo montagens no Scala, no Metropolitan e no Mariinsky, entre outros (no ano passado, ele dirigiu Aida, de Verdi, no Municipal paulista).

Os elencos contam com a espanhola Ainhoa Arteta e a lituana Ausrine Stundyte como Tosca; o argentino Marcelo Alvarez e o norte-americano Stuart Neill como Cavaradossi; e o italiano Roberto Frontali e o cubano Nelson Martinez como Scarpia. Completam o time Massimiliano Catellani, Saulo Javan e Luca Casalin. Serão ao todo nove récitas, com reapresentações nos dias 30 de novembro e nos dias 2, 4, 6, 7, 9, 11 e 13 de dezembro.

Ouvinte Crítico
A produção terá votação aberta no Ouvinte Crítico. A enquete será lançada no sábado, dia 29 de novembro.

[Veja mais no Roteiro Musical]

Clássicos Editorial Ltda. © 2014 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.