Theatro Municipal de São Paulo realiza montagem de “Falstaff”, de Giuseppe Verdi

por Redação CONCERTO 11/04/2014

Giuseppe Verdi volta à pauta do Theatro Municipal de São Paulo em abril. Após a montagem de Il trovatore realizada em março, o tradicional palco paulistano apresenta agora uma nova produção de Falstaff. São ao todo oito récitas, nos dias 12, 13, 15, 17, 19, 20, 22 e 24. O grande destaque do título é a participação do renomado barítono italiano Ambrogio Maestri, que já contabiliza mais de 200 aparições como Falstaff em diversos palcos do mundo. Uma amostra de Maestri como o bufão está disponível na seção Mídia (veja aqui).

 

Quem dirige a Sinfônica Municipal e o Coral Lírico é John Neschling, diretor artístico do Municipal. A direção cênica fica a cargo de um italiano: Davide Livermore, que também assina a cenografia. Natural de Torino, Livermore foi cantor e, desde 1999, atua como diretor de ópera. Atualmente é diretor artístico do Centro de Aperfeiçoamento Plácido Domingo, braço pedagógico do prestigiado Palau de les Arts Reina Sofía, de Valência, na Espanha. Na temporada 2012-13, dirigiu encenações de La bohème, de Puccini, e Otello, de Verdi, para a casa valenciana – montagens que tiveram regência de Riccardo Chailly e Zubin Mehta, respectivamente.

Falstaff foi a última das 28 óperas compostas por Giuseppe Verdi, e apenas sua segunda comédia – a outra é a pouco conhecida Un giorno di regno. A história é baseada em duas peças de Shakespeare – As alegres comadres de Windsor e Henrique IV – e tem libreto de Arrigo Boito.

O título conta a história de Falstaff, um “cavaleiro gordo”, que usa de artimanhas para conquistar mulheres e dinheiro, mas acaba se tornando alvo da vingança de suas vítimas. Além do italiano Ambrogio Maestri como Falstaff, o elenco principal conta com Nelson Martinez (Cuba/EUA), Simone Piazzola (Itália), Rodrigo Esteves, Virginia Tola (Argentina), Adriane Queiroz, Rosana Lamosa, Lina Mendes, entre outros.

[Veja mais no Roteiro Musical]

Clássicos Editorial Ltda. © 2014 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.