Trombonista e duo de violões são os ganhadores da primeira edição do Pré-Estreia, da TV Cultura

por Redação CONCERTO 12/12/2011

Depois de oito eliminatórias e duas semifinais, o Pré-Estreia, concurso de música clássica da TV Cultura com os maiores prêmios já oferecidos por uma competição dessa natureza no Brasil, realizou a grande final do concurso na Sala São Paulo, no dia 4 de dezembro, com transmissão pela TV Cultura no dia 11. 

 

Na categoria Solistas o vencedor foi o trombonista José Milton Veira, nascido no Maranhão e residente em Porto Alegre. Além do prêmio de 35 mil reais, ele ganhou uma viagem para Nova York, concedida pelo Consulado dos EUA, na qual fará atividades pedagógicas e um recital na Juilliard School. Em segundo lugar ficou o violonista Aulus Rodrigues, da cidade mineira de São Gonçalo do Rio Abaixo.

Na categoria Conjuntos, o primeiro prêmio ficou com o duo formado pelos violonistas Paulo Rochel e Marcelly Rosa, enquanto o segundo prêmio ficou com o Trio Atlântica, formado pelo pianista Paulo Henrique Almeida, o violinista Ariel Sanches e o violoncelista Rafael Cesário. Da mesma forma, o primeiro colocado recebeu 35 mil e o segundo 15 mil reais. Os dois primeiros colocados de cada categoria participarão também de cinco concertos da temporada 2012 do Sesi/Fiesp, que acontecerão nos diferentes teatros da entidade no Estado de São Paulo.

A primeira edição do programa Pré-Estreia teve como âncora o maestro João Maurício Galindo - já conhecido dos ouvintes da Rádio Cultura FM pelo programa "Pergunte ao Maestro" e do público paulista pelos trabalhos junto à Jazz Sinfônica, à Orquestra Jovem do Estado e à série Aprendiz de Maestro -, ao lado da apresentadora Roberta Martinelli. No juri, o concurso contou com a participação dos músicos Alceu Reis, André Cardoso, Maurício Loureiro, Ana Valéria Poles, Fernando Dissenha e Gilson Antunes.