TV Cultura tem final de semana com Orquestra do Concertgebouw e documentário sobre pianista Paul Wittgenstein

por Redação CONCERTO 15/03/2012

O programa Clássicos, da TV Cultura, apresenta neste sábado, às 16h, a Orquestra do Concertgebouw de Amsterdam sob a regência do maestro holandês Bernard Haitink. A primeira parte do concerto traz algumas canções do ciclo A trompa mágica do menino, de Mahler, que trabalhou ativamente com a Orquestra do Concertgebouw. A solista é a jovem mezzo-soprano holandesa Christianne Stotijn.

 

Fundado no final do século XIX, o conjunto foi considerado em 2008 a melhor orquestra do mundo pela revista inglesa Gramophone. Bernard Haitink tem uma longa relação com a orquestra: ele regeu o grupo pela primeira vez em 1956, e por quase trinta anos foi seu maestro titular. Na segunda parte do programa, a orquestra interpreta a Sinfonia nº 6, Pastoral, de Beethoven.

No domingo, dia 18, também às 16h, o programa exibe o documentário Paul Wittgenstein: o homem que não desistiu, sobre a vida do célebre pianista que tocava somente com a mão esquerda. Paul iniciou a carreira em 1913 e a interrompeu no ano seguinte para lutar na Primeira Guerra Mundial. Num combate, ele perdeu o braço direito; e diante da falta de repertório para suas condições, ele começou a encomendar concertos para diversos compositores, como Prokofiev e Ravel, que escreveram para ele seus famosos Concertos para mão esquerda.