TV Cultura tem Orquestra de Câmara da Europa e documentário sobre o canto coral na África do Sul

por Redação CONCERTO 30/03/2012

O programa Clássicos, da TV Cultura, leva ao ar neste final de semana um concerto e um documentário. Neste sábado, dia 31, às 16h, será exibido um concerto gravado em janeiro de 2009, com a Orquestra de Câmara de Europa, sob a regência do maestro russo Vladimir Jurowski.

 

Jurowski é um dos nomes de destaque da cena musical contemporânea; filho do maestro Mikhail Jurowski, ocupa o posto de regente principal da Orquestra Filarmônica de Londres. O repertório da 1ª parte do programa apresenta Metamorfoses, de Richard Strauss, composta durante a Segunda Guerra Mundial, que traz a atmosfera de devastação que o fim do conflito deixaria atrás de si.

 

Na segunda parte, a orquestra interpreta o Concerto em sol maior para piano e orquestra de Maurice Ravel, tendo como solista a francesa Hélène Grimaud. O piano era o instrumento favorito do compositor e essa peça é uma das mais relevantes da sua produção. Para finalizar o programa, a Orquestra volta a interpretar Richard Strauss, com O Burguês Fidalgo.

 

No domingo, também às 16h, Clássicos exibe um documentário que retrata a tradição do Canto Coral na África do Sul: As Vozes da África do Sul.

 

Durante de quatro décadas vivendo sob o pesadelo do Apartheid, considerado o maior movimento de segregação racial da história, os sul-africanos praticaram a música somente em centros comunitários e religiosos e com o difícil acesso aos instrumentos musicais.

 

A tradição do canto coral veio a público durante festival musical na cidade do Cabo, em 2010, com seis corais jovens interpretando a diversidade e beleza dos cantos e da tradição musical sul-africana.