Tv Cultura tem programação especial de Natal

por Redação CONCERTO 23/12/2011

A TV Cultura preparou neste final de ano uma programação especial de Natal, com sonatas de Mozart, O Quebra-Nozes e um documentário. No dia 24, sábado, às 16h no programa Clássicos a violinista alemã Anne-Sophie Mutter interpreta algumas das sonatas para violino e piano de Wolfgang Amadeus Mozart. Quem a acompanha é o pianista Lambert Orkis, seu parceiro musical há muitos anos. Na primeira parte do programa, ela interpreta a Sonata KV 376, Sonata para piano e violino KV 302 e a Sonata para piano e violino  KV303, compostas em 1778 e que possuem apenas dois movimentos. Elas pertencem a um mesmo conjunto de seis peças, publicadas durante uma estadia de Mozart em Paris. Na segunda parte, veremos a Sonata para piano e violino "für Anfänger", KV 547 e a Sonata para piano e violino KV 454, começando pela última que Mozart compôs, em 1788. Sub-intitulada “Para iniciantes”, acredita-se que ele tenha escrito com intenções pedagógicas. Anne-Sophie é uma das grandes violinistas da atualidade. Começou a tocar violino aos 13 anos e foi descoberta pelo maestro Herbert Von Karajan, que a convidou para solar com a Filarmônica de Berlim.

 

No mesmo dia, às 22h, a TV Cultura exibe o balé O Quebra-Nozes, de Tchaikovsky, apresentado numa montagem do Balé e da Orquestra da Ópera de Berlim, sob a regência de Daniel Barenboim. A história se passa numa noite de Natal na casa da menina Clara, que ganha um quebra-nozes de aparência humana e vestido como um soldado. Fantasia e magia vão se misturar nessa história que, desde sua estreia no Teatro Marinsky, em São Petersburgo, no dia 17 de dezembro de 1892, encanta crianças e adultos de todo o mundo.

No domingo, dia 25,  o programa exibe às 23h o documentário Sinfonia de Kinshasa. Produzido em 2010, o longa retrata o esforço e dedicação dos integrantes da Orquestra Sinfônica de Kimbanguiste. Kinshasa é a capital da República do Congo e a terceira maior cidade africana. Lugar de contrastes, nela convivem grandes áreas comerciais e apartamentos de luxo ao lado de enormes favelas. Em 1990, foi fundada a Orquestra Sinfônica Kimbanguiste. O documentário acompanha os ensaios para a montagem de um concerto cujo repertório é a Sinfonia nº 9 de Beethoven, interpretada pela orquestra africana. Além dos encontros do grupo, vamos também conhecer como vivem e o que pensam seus integrantes, músicos amadores que empenham esforço e talento para o sucesso da empreitada.