"Vesperais líricas" do Teatro Municipal completam 30 anos

por Redação CONCERTO 08/03/2010

Projeto do Teatro Municipal de São Paulo que, além de explorar o vasto repertório operístico foi responsável por revelar novos cantores, as "Vesperais líricas" completam 30 anos de atividades ininterruptas. A iniciativa surgiu em 1980 a partir Projeto Pró Ópera da Secretaria Municipal de Cultura, que visava encontrar e lançar novos e jovens cantores e valorizar artistas brasileiros consagrados. A procura dos cantores foi tão grande que não havia lugar para todos se apresentarem. "Foi então que surgiu a ideia de uma série que pudesse dar a esses e outros jovens cantores a oportunidade de se apresentarem em público, e assim nasciam as 'Vesperais líricas'", conta a mezzo-soprano Eloisa Baldin, atual coordenadora do projeto.

O primeiro concerto aconteceu em setembro de 1980 no Saguão do Teatro Municipal, com o tenor Tomasino Castelli e o pianista Claudio de Brito. Ao longo dos anos as "Vesperais líricas" foram apresentadas em locais como a Biblioteca Mário de Andrade, o Teatro Paulo Eiró e o Auditório do MuBE. "Em 2005 as "Vesperais" foram para a Sala Olido e a partir de então muitas de suas produções começaram a ser encenadas com os devidos figurinos, cenários, quase uma opera completa! Títulos de óperas em um ato começaram a ser descobertos pelos cantores, novos diretores de cena puderam colocar em prática suas ideias e as "Vesperais" se transformaram em pequenas óperas, dando acesso ao público a arte tão fantástica", afirma Eloisa.

Durante esses anos nomes de nosso cenário lírico começaram suas carreiras ou tiveram nas "Vesperais líricas" a oportunidade de amadurecer e se aperfeiçoar, como Paulo Szot, Adelia Issa, Carlos Augusto Vial, Andrea Ferreira, Denise de Freitas, Luciana Bueno, Regina Elena Mesquita, Luiz Tenaglia, Sebastião Teixeira, Rosana Lamosa, Fernando Portari, Marcello Vannucci, Monica Martins, Celine Imbert, Rubens Medina, Rodolfo Giulianni e Eiko Senda, entre muitos outros.

"Com muita alegria comemoramos esses 30 anos das "Vesperais líricas". Que neste ano possamos oferecer ao nosso fiel público lindos espetáculos", declara Eloisa Baldin.

Na próxima terça-feira, dia 9, as "Vesperais líricas" apresentam Carmen de Bizet, às 18h30, na Sala Olido. O evento será reapresentado no Teatro João Caetano na quarta-feira dia 10 às 19 horas

[Leia mais detalhes no Roteiro Musical]