Violinista paulistano faz primeiro concerto em São Paulo após entrar para a Filarmônica de Berlim

por Redação CONCERTO 08/08/2012

O jovem violinista Luíz Filíp realiza nos dias 11 e 12 de agosto, sábado e domingo, apresentações com a Orquestra do Teatro São Pedro, sob a regência do maestro Emiliano Patarra. Os concertos são os primeiros em sua cidade natal após Luíz Filíp ser aprovado em um dos mais difíceis testes do mundo, para integrar o naipe dos 1ºs violinos da Orquestra Filarmônica de Berlim, considerada uma das melhores da atualidade. Além disso, foi a primeira vez que os músicos da Filarmônica de Berlim votaram em unanimidade para um candidato.
 
Nas apresentações no Teatro São Pedro ele toca o Concerto para violino op.77 de Brahms, em um programa que tem ainda a Sinfonia nº 2 op. 36 de Ludwig van Beethoven.
 
Nascido em São Paulo, Luíz Filíp começou a estudar violino aos quatro anos e aos 16 transferiu-se para a Alemanha com bolsa de estudos do 32º Festival de Inverno de Campos do Jordão. Estudou na Hochschule Hanns Eisler e na UdK-Berlin, concluindo a sua pós-graduação com distinção, e aperfeiçoou-se na Universidade de Música Pitea, na Suécia. Luíz Filíp é também integrante do Ensemble Berlin, grupo de câmara da Filarmônica de Berlim.
 
Luíz Filíp toca um violino Lorenzo Storioni de 1774, pertencente ao Governo Alemão e oferecido pela Deutsche Stiftung Musikleben de Hamburgo.