CONCERTO entrevista Edna D'Oliveira

por Redação CONCERTO 06/11/2020

Temporada 2020 - Programa 11

CONCERTO entrevista Edna D'Oliveira
soprano

Ao vivo, segunda-feira, 9 de novembro de 2020, às 19h 

Mediação
João Luiz Sampaio

Entrevistadores
Luciana Medeiros
Marly Montoni
Silvia Viegas

 

 

Edna D’Oliveira é uma mais importantes sopranos da cena lírica brasileira. Participou de vários festivais internacionais na Europa, Estados Unidos, Argentina, Chile e Brasil, e formou-se em cursos de especialização em canto com Alex Ingram e Lionel Friend na English National Opera e Royal Academy em Londres. Em Bremen, na Alemanha, fez cursos de Lied e realizou concertos de música erudita brasileira.

Aclamada por sua interpretação das Bachianas Brasileiras nº 5 e das canções da Floresta do Amazonas de Villa-Lobos, Edna solou essas obras no Brasil e no festival Brazilian Classics do Arts Center of Miami. Em sua carreira lírica, apresentou-se em óperas como Porgy and Bess, Andrea Chenier, Falstaff, A Víuva Alegre, Rigoletto, A Flauta Mágica, Elisir d´Amore, dentre outras. 

Participou de várias edições do Festival Amazonas de Ópera, em Manaus, e do Festival de Ópera do Theatro da Paz, em Belém do Pará. 

Edna D’Oliveira gravou a Floresta do Amazonas com a Filarmônica de Minas Gerais. Com a mesma orquestra participou da inauguração da Sala Minas Gerais cantando a Sinfonia nº 5 de Mahler. 

É solista convidada nas temporadas de concertos sinfônicos da Osesp e de várias orquestras pelo Brasil. Também é professora de canto na Escola Municipal Música e na Emesp. 

Em 2018, foi convidada pelo Atelier Chorale de Genebra, Suíça, para interpretar e gravar a Missa Crioula de Ariel Ramirez em Genebra. Na ocasião, realizou concertos de música brasileira na Alemanha. 

Edna D’Oliveira, que também é vencedora do prêmio Carlos Gomes na categoria melhor cantora solista, desenvolve paralelamente um projeto de pesquisa sobre Cantoras Líricas Negras Brasileiras, além de realizar, simultaneamente a sua carreira artística, o curso de Bacharel em Fonoaudiologia. 

No CONCERTO entrevista, Edna D'Oliveira deverá falar sobre sua carreira e projetos artísticos, sobre seus estudos e atividade em defesa da diversidade racial na ópera, como o recente Festival Ubuntu, bem como sobre outros assuntos.

Edna D'Oliveira, soprano (divulgação)
Edna D'Oliveira, soprano (divulgação)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.