A dança como campo vivo no Brasil

por Inês Bogéa 15/06/2025

Formação, criação e regulamentação profissional em pauta

Este texto marca os dois anos da coluna Dança em Diálogo, uma iniciativa da São Paulo Companhia de Dança, idealizada por esta autora e por Nelson Kunze, diretor e criador da Revista CONCERTO, com a participação de autores diversos a cada edição. Desde sua criação, a coluna tem se constituído como um espaço de reflexão, escuta e visibilidade para a dança em suas múltiplas dimensões – artística, educativa, política e social. Nesta edição comemorativa, celebramos a vitalidade do campo da dança no Brasil e refletimos sobre os caminhos para o seu reconhecimento profissional.

A dança no Brasil pulsa em múltiplos territórios: palcos, salas de aula, estúdios independentes, comunidades, universidades, escolas e companhias públicas e privadas. É linguagem, ofício e arte em constante criação e movimento. E agora, mais do que nunca, está também em pauta no Congresso Nacional, com a tramitação do Projeto de Lei nº 4768/2016, atualmente em análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), que dispõe sobre o ofício de profissional da dança e propõe sua regulamentação legal. O debate, longe de ser apenas legislativo, revela o vigor e a complexidade de um campo profissional que envolve formação, produção artística e compromisso com a educação e com a cultura.

No país, mais de trinta universidades brasileiras oferecem cursos de graduação e pós-graduação em dança e artes cênicas. Essa formação superior tem papel estratégico no desenvolvimento do pensamento crítico e da pesquisa artística, com instituições como Ufba, UFRJ, Unicamp, UFMG e UFC. 

Prédio da Escola de Dança da Ufba
Prédio da Escola de Dança da Ufba (divulgação)

A Universidade Federal da Bahia (Ufba), com sua Escola de Dança criada em 1956 – a primeira do Brasil – atua desde o início como espaço de intersecção entre arte, pedagogia e política. Com programas de licenciatura, bacharelado, mestrado e doutorado, a Escola mantém uma produção artística consistente, alinhada a pesquisas que abordam temas como os saberes de matriz africana e as dramaturgias do corpo na cena contemporânea. Em 2024, o espetáculo Antes de dizer adeus, resultado de uma colaboração entre a Ufba e o Balé Teatro Castro Alves, reafirmou essa vocação: nasceu do encontro entre criação e reflexão, entre processo acadêmico e vida cênica.

Na região Sudeste, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) fundou seu curso de dança em 1985. Desde então, integra ensino técnico, práticas criativas e pensamento crítico. Combinando formação de intérprete-criador e educador, o curso se desdobra em licenciatura, bacharelado e pós-graduação em Artes da Cena. A Mostra de Trabalhos e Processos, realizada anualmente, é um marco no calendário artístico da instituição, reunindo coreografias autorais que resultam de investigações individuais e coletivas em torno do corpo, da política e da poética do movimento.

Instituto de Artes da Unicamp (divulgação)
Instituto de Artes da Unicamp (divulgação)

A Universidade de São Paulo (USP), por sua vez, concentra na Escola de Comunicações e Artes (ECA) um dos núcleos mais ativos de pesquisa e criação cênica do país. Com cursos de bacharelado e licenciatura em artes cênicas, e um Programa de Pós-Graduação com linhas de pesquisa que abrangem performatividade, dramaturgia, pedagogia teatral e representações do corpo em cena, a USP articula teoria e prática. Suas montagens circulam entre o Teatro da USP (Tusp), centros culturais e festivais, ampliando o alcance da produção universitária. Para Sayonara Pereira, professora doutora livre-docente da Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora do Lapett – Laboratório de Pesquisa e Estudos em Tanz Theatralidades (ECA-USP/CNPq): “A regulamentação da profissão chegará em um momento muito propício e necessário. O país se desenvolveu nas últimas décadas em formação e atuação profissional, com escolas, companhias e pesquisas que consolidam a dança como campo de conhecimento. O reconhecimento legal incentivará muitos novos profissionais a escolherem esta carreira com um pouco mais de estabilidade”.

Fachada da Escola de Comunicações e Artes da USP (divulgação)
Fachada da Escola de Comunicações e Artes da USP (divulgação)

Esses espaços formam artistas, constroem pensamento e inscrevem a dança como campo legítimo de pesquisa e escrita. A criação em dança dentro da universidade tem o poder de alargar fronteiras, articular tradição e contemporaneidade, e transformar o modo como olhamos para a arte e para o mundo. Mas esse cenário acadêmico é apenas uma parte da paisagem. Ao lado das universidades, existem companhias públicas e privadas de dança, escolas livres, iniciativas comunitárias, coletivos independentes, professores autônomos e programas de formação que atuam dentro e fora das redes formais de ensino. É uma rede extensa e diversa que garante que a dança se mantenha viva, crítica e em relação com as transformações da sociedade.

A proposta de regulamentação reconhece esse campo múltiplo. O Projeto de Lei nº 4768/2016 já foi aprovado no Senado e em comissões da Câmara dos Deputados. Em junho de 2025, foi recebido pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), etapa que antecede a votação em plenário e eventual sanção presidencial. O texto prevê que apenas profissionais com formação reconhecida – técnica ou superior – ou com comprovada atuação na área, possam exercer funções como bailarino, coreógrafo, diretor de dança, professor, curador e crítico. Também define garantias trabalhistas e educacionais, como o direito à matrícula de filhos de profissionais itinerantes.

Para Carolina Romano de Andrade, professora doutora, colaboradora na graduação e no mestrado profissional em artes (Prof-Artes), que atua nas áreas de dança, teatro, artes cênicas e educação, com ênfase em metodologias de ensino e currículo de arte: “A regulamentação da profissão de dança é fundamental não apenas para assegurar os direitos trabalhistas dos profissionais da área, mas também para consolidar a dança como um campo de conhecimento. Estabelecer critérios claros para o exercício da profissão significa reconhecer a importância de uma formação sólida, que articule de forma indissociável saberes práticos e teóricos, e valorizar a trajetória dos profissionais que contribuem para o desenvolvimento da dança em suas múltiplas dimensões”.

Essa movimentação política aponta para algo que universidades, artistas experientes, sindicatos, cooperativas e comunidades já afirmam há décadas: dançar é um ofício, é um saber, é um direito. E esse reconhecimento já se reflete na prática profissional. O Balé Teatro Castro Alves (BTCA), por exemplo, exige formação superior para seus bailarinos. O Balé Teatro Guaíra, o Balé da Cidade de São Paulo, o Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a Cia. de Dança do Palácio das Artes e a São Paulo Companhia de Dança valorizam a formação técnica ou superior e exigem, em muitos casos, registro profissional (DRT), obtido por formação reconhecida.

Além dessas instituições, o país abriga uma vasta rede de escolas de dança – públicas, privadas, comunitárias – que promovem formação técnica, livre e continuada. Essas escolas são espaços de iniciação e aprofundamento, muitas vezes pioneiros na formação de artistas em seus territórios. Nelas, professores com ampla experiência atuam tanto no ensino técnico quanto em processos de criação e pesquisa, em diálogo com as especificidades regionais e com múltiplas linguagens.

Muitos coletivos e companhias independentes também têm papel central nesse ecossistema, promovendo criações autorais, ações educativas e inserção social. Seu trabalho, frequentemente vinculado a políticas públicas e projetos culturais descentralizados, amplia o alcance da dança para além dos grandes centros urbanos. São ações que tornam visível a potência artística e cidadã da dança brasileira.

A dimensão educativa da dança se manifesta ainda em programas que unem práticas pedagógicas a processos criativos em escolas públicas, e em projetos que articulam arte, território e transformação social. 

Esse cenário mostra que o campo profissional da dança já vem, na prática, incorporando critérios que reforçam a importância da qualificação, da trajetória e do compromisso com a excelência artística. E por isso, há décadas, formam artistas-pesquisadores que produzem, criam, pesquisam, refletem e transformam a dança no Brasil. Mais do que um direito trabalhista, a regulamentação da dança vem ao encontro de uma rede profissional já existente – e agora, com respaldo jurídico em curso. 

Dançar é se colocar no mundo com marcas da nossa existência. É isso que fazem milhares de profissionais todos os dias, dentro e fora dos palcos, nas universidades, nas ruas, nas escolas e nas redes comunitárias. A regulamentação, nesse sentido, não é um ponto de chegada, mas um passo estruturante na valorização de um campo que já se reconhece há muito como arte, profissão e compromisso coletivo.


⇒    Para acompanhar o andamento da regulamentação da profissão de dança no Brasil, acesse o Projeto de Lei nº 1356/22 na Câmara dos Deputados:
https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao…


⇒    Links de algumas companhias de dança com verba pública no Brasil:

1.    Balé Teatro Castro Alves (BTCA – Salvador, BA) Descrição: Primeira companhia pública de dança do Norte-Nordeste, referência na dança moderna e contemporânea. Site: https://www.tca.ba.gov.br/ 

2.    Balé Teatro Guaíra (Curitiba, PR) Descrição: Uma das companhias mais tradicionais do Brasil, com repertório diversificado. Site: https://www.teatroguaira.pr.gov.br/Bale 

3.    São Paulo Companhia de Dança (SP) Descrição: Companhia estadual com reconhecimento internacional, atua com repertório clássico e contemporâneo. Site: https://spcd.com.br/ 

4.    Balé da Cidade de São Paulo (SP) Descrição: Companhia municipal com foco em dança contemporânea, vinculada ao Theatro Municipal. Site: https://www.theatromunicipal.org.br/bale-da-cidade-corpos-artisticos/ 

5.    Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ) Descrição: Companhia tradicional com foco em repertório clássico. Site: https://theatromunicipal.rj.gov.br/ 

6.    Cia. de Dança Palácio das Artes (Belo Horizonte, MG) Descrição: Companhia estadual com foco em dança contemporânea. Site: https://fcs.mg.gov.br/cia-de-danca-palacio-das-artes/ 

7.    Corpo de Dança do Amazonas (CDA – Manaus, AM) Descrição: Companhia estadual com foco em dança contemporânea, realiza projetos de intercâmbio cultural. Site: https://cultura.am.gov.br/corpo-de-danca-do-amazonas/ 

8.    Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre (RS) Descrição: Projeto de dança que atua em parceria com escolas preparatórias e companhias jovens de dança. Site: https://www.ciamunicipaldancapoa.com/ciamunicipaldedanca 

9.    Companhia Jovem de Dança de Jundiaí (SP) Descrição: Companhia municipal que prepara jovens bailarinos para o mercado de trabalho. Site: https://portalmud.com.br/portal/mural-da-danca/o-diretor-da-companhia-j… 

10.    Ballet de Londrina (Londrina, PR) Descrição: Companhia vinculada à Fundação Cultura Artística de Londrina, referência em formação continuada em artes cênicas. Site: https://pt.wikipedia.org/wiki/Funda%C3%A7%C3%A3o_Cultura_Art%C3%ADstica… 

11.    Balé da Cidade de Taubaté (SP) Descrição: Companhia municipal que realiza espetáculos de dança e promove formação artística continuada. Site: https://taubate.sp.gov.br/ 

12.    Cedan – Companhia Estável de Dança de Piracicaba (SP) Descrição: Companhia mantida pela Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo, com repertório contemporâneo. Site: https://piracicaba.sp.gov.br/ 

13.    Companhia de Danças de Diadema (SP) Descrição: Reconhecida por sua atuação artística e pedagógica, desenvolve ações formativas e criações autorais. Site: https://www.diadema.sp.gov.br/ 

14.    Companhia Estável de Dança de Bauru (SP) Descrição: Projeto da Secretaria de Cultura que promove espetáculos e ações formativas gratuitas. Site: https://www2.bauru.sp.gov.br/ 

15.    Corpo Estável de Dança de Jundiaí (SP) Descrição: Projeto municipal que oferece apresentações regulares e ações formativas com foco na juventude. Site: https://jundiai.sp.gov.br/ 

16.    Cia Jovem de São José dos Campos (SP) Descrição: Projeto da Fundação Cultural Cassiano Ricardo voltado à formação e profissionalização de jovens bailarinos. Site: https://www.fccr.sp.gov.br/ 

17.    Corpo de Baile de Caraguatatuba (SP) Descrição: Grupo artístico vinculado à Fundacc, com atividades de circulação, formação e criação. Site: https://fundacc.sp.gov.br/ 

18.    Corpo de Baile de Santos (SP) Descrição: Companhia da Secretaria Municipal de Cultura de Santos que atua em diferentes linguagens da dança. Site: https://www.santos.sp.gov.br/ 

19.    Corpo de Baile de Itanhaém (SP) Descrição: Grupo artístico ligado à Secretaria Municipal de Cultura, com foco em dança clássica e contemporânea. Site: https://www.itanhaem.sp.gov.br/ 

20.    Balé da Cidade de Rio Claro (SP) Descrição: Companhia da Secretaria Municipal da Cultura que realiza montagens coreográficas e eventos de dança. Site: https://www.rioclaro.sp.gov.br/ 

21.    Corpo de Baile de Garça (SP) Descrição: Companhia mantida pela Secretaria de Cultura de Garça, com atuação em espetáculos e oficinas. Site: https://www.garca.sp.gov.br/ 

22.    Corpo de Baile de Ourinhos (SP) Descrição: Iniciativa cultural da cidade voltada à formação de jovens bailarinos e promoção da dança local. Site: https://www.ourinhos.sp.gov.br/ 


⇒    Algumas universidades com cursos de dança no Brasil

1.    Ufba – Universidade Federal da Bahia
Curso: Licenciatura e Bacharelado em Dança | Pós: Mestrado e Doutorado
Ênfase: Criação, pedagogia, pesquisa crítica e interdisciplinar
https://danca.ufba.br/pt 

2.    UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro
Curso: Bacharelado, Licenciatura, Teoria da Dança | Pós: Mestrado
Ênfase: Dança contemporânea, pedagogia, crítica, saúde e tecnologia
https://eefd.ufrj.br/bacharelado-em-danca

3.    Unicamp – Universidade Estadual de Campinas
Curso: Licenciatura e Bacharelado em Dança | Pós: Mestrado e Doutorado
Ênfase: Intérprete-criador, ensino, pesquisa e criação contemporânea
https://www.iar.unicamp.br/graduacao/cursos/graduacao-em-danca/

4.    UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais
Curso: Licenciatura em Dança | Pós: Mestrado (Dança e Cultura)
Ênfase: Formação docente, estilos diversos e cultura
https://www.ufmg.br/mostra/curso/danca-licenciatura/

5.    UFC – Universidade Federal do Ceará
Curso: Bacharelado e Licenciatura em Dança | Pós: Mestrado
Ênfase: Teoria, prática, pedagogia, ética e estética
https://danca.ufc.br/

6.    Ufpa – Universidade Federal do Pará
Curso: Licenciatura em Dança | Pós: Mestrado
Ênfase: Pedagogia da dança, teoria e prática
https://ascom.ufpa.br/index.php/cursos-da-ufpa/511-danca

7.    UERGS – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Curso: Licenciatura em Dança | Pós: Especializações
Ênfase: Formação docente, expressão cultural
https://www.uergs.edu.br/danca

8.    USP – Universidade de São Paulo
Curso: Bacharelado e Licenciatura em Artes Cênicas | Pós: Mestrado e Doutorado
Ênfase: Atuação, dramaturgia, pedagogia, performance
https://www5.usp.br/tag/danca/

9.    Unesp – Universidade Estadual Paulista
Curso: Bacharelado e Licenciatura em Artes Cênicas | Pós: Mestrado e Doutorado
Ênfase: Atuação, direção, pedagogia e artes integradas
https://www.ia.unesp.br/

10.    Udesc – Universidade do Estado de Santa Catarina
Curso: Licenciatura em Teatro | Pós: Mestrado e Doutorado
Ênfase: Pedagogia do teatro, criação, estudos culturais
https://www.udesc.br/cefid/grupodanca

11.    UFV – Universidade Federal de Viçosa
Curso: Licenciatura em Dança | Pós: –
Ênfase: Formação docente, práticas pedagógicas
https://dan.ufv.br/ 

12.    UFPB – Universidade Federal da Paraíba
Curso: Licenciatura em Dança | Pós: –
Ênfase: Formação para a educação básica
https://sigaa.ufpb.br/sigaa/public/curso/portal.jsf?id=1813968&lc=pt_BR

13.    Ufpi – Universidade Federal do Piauí
Curso: Licenciatura em Dança | Pós: –
Ênfase: Educação e cultura popular
https://ufpi.br/

14.    Ufma – Universidade Federal do Maranhão
Curso: Licenciatura em Dança | Pós: –
Ênfase: Formação de professores para redes públicas
https://portalpadrao.ufma.br/ 

15.    IFB – Instituto Federal de Brasília
Curso: Licenciatura em Dança | Pós: –
Ênfase: Formação técnica e docente
https://www.ifb.edu.br/estude-no-ifb/62-estude-no-ifb/academico/1725-li… 

16.    IFG – Instituto Federal de Goiás
Curso: Técnico em Dança | Pós: –
Ênfase: Formação técnica com foco em produção cênica
https://www.ifg.edu.br/

17.    Ifce – Instituto Federal do Ceará
Curso: Técnico em Dança | Pós: –
Ênfase: Técnica em cultura e sociedade https://ifce.edu.br/

18.    IFRJ – Instituto Federal do Rio de Janeiro
Curso: Técnico em Dança | Pós: –
Ênfase: Formação técnica, projetos educacionais
https://www.ifrj.edu.br/

19.    IFMT – Instituto Federal do Mato Grosso
Curso: Técnico em Dança | Pós: –
Ênfase: Formação técnica e comunitária
https://www.ifmt.edu.br/

20.    Ifpe – Instituto Federal de Pernambuco
Curso: Técnico em Dança | Pós: –
Ênfase: Formação de jovens, iniciação artística
https/www.ifpe.edu.br/

21.    IFRN – Instituto Federal do Rio Grande do Norte
Curso: Técnico em Dança | Pós: –
Ênfase: Técnica integrada à educação básica
https://portal.ifrn.edu.br/ 

22.    Ufac – Universidade Federal do Acre
Curso: Licenciatura em Dança | Pós: –
Ênfase: Formação de professores na região amazônica
https://www.ufac.br/

23.    Ufam – Universidade Federal do Amazonas
Curso: Licenciatura em Dança | Pós: –
Ênfase: Formação de educadores para a Amazônia Legal
https://www.ufam.edu.br/

24.    UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Curso: Licenciatura e Bacharelado em Dança | Pós: Mestrado (Artes Cênicas)
Ênfase: Formação acadêmica, práticas em dança
https://www.ufrn.br/

25.    Unir – Universidade Federal de Rondônia
Curso: Licenciatura em Dança | Pós: –
Ênfase: Educação, linguagens do corpo
https://www.unir.br/

26.    Unifap – Universidade Federal do Amapá
Curso: Licenciatura em Dança | Pós: –
Ênfase: Formação em arte-educação no Amapá
Especialização | Artes e educação https://www.unifap.br/

27.    Furb - Universidade Regional de Blumenau
Curso: Licenciatura em Dança | Pós: Especialização
Ênfase: Formação de professores e artistas-pesquisadores, com foco na docência, pesquisa e prática artística. https://www.furb.br/pt/graduacao/dancaprezi.com+4

28.    Faculdade Iguaçu
Curso: Especialização em Dançaterapia (Pós-graduação lato sensu)
Ênfase: Intersecção entre dança e práticas terapêuticas
https://faculdadeiguacu.edu.br/curso/saude-e-bem-estar/pos-graduacao-a-…

29.    Universidade Tuiuti do Paraná
Curso: Especialização em Teoria e Movimento da Dança com Ênfase em Danças de Salão (Pós-graduação lato sensu)
Ênfase: Técnica, ensino e performance em danças sociais
https://pos.tuiuti.edu.br/disciplinas-teoria-e-movimento-da-danca-com-e…

30.    Academy Educação
Curso: Especialização em Docência no Ensino de Dança, Música e Teatro (Pós-graduação lato sensu)
Ênfase: Formação de educadores multidisciplinares em artes cênicas
https://www.academyeducacao.com.br/pos-graduacao/docencia-no-ensino-de-…](https://www.academyeducacao.com.br/pos

31.    Faculdade Angel Vianna
Cursos: Bacharelado e Licenciatura em Dança; Mestrado Profissional; Pós-graduação Lato Sensu
Ênfase: Consciência corporal, movimento, pedagogia somática
https://www.angelvianna.com.br

32.    Universidade Anhembi Morumbi
Curso: Graduação em Dança – Dupla Titulação (Licenciatura e Bacharelado)
Ênfase: Formação de intérpretes, coreógrafos, educadores e pesquisadores em dança
https://portal.anhembi.br/graduacao/danca-dupla-titulacao/(Universidade Anhembi Morumbi, Quero Bolsa)

33.    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
Curso: Graduação em Comunicação das Artes do Corpo
Ênfase: Estudos teórico-práticos de dança, teatro e performance, com foco em experiências corporais e investigação de novos procedimentos de criação
https://www.pucsp.br/graduacao/comunicacao-das-artes-do-corpo(PUC-SP)

34.    Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
Curso: Pós-Graduação Lato Sensu em Dança-Teatro: Criação e Performance
Ênfase: Criação e interpretação de obras de Dança-Teatro de maneira inovadora, com disciplinas práticas e teóricas
https://estudenapuc.pucpr.br/pos-graduacao/cursos/danca-teatro-criacao-…(Estude na PUC)


⇒    Algumas instituições com Cursos de Dança que propiciam a obtenção do DRT no Brasil. Essas instituições oferecem cursos que, ao serem concluídos com sucesso, permitem aos alunos solicitar o DRT junto aos sindicatos e órgãos competentes. 

1.    Academia Tania Ferreira (São Paulo - SP)
Cursos: Curso Técnico em Dança reconhecido pela Secretaria de Educação e MEC.
Ênfase: Formação técnica em diversas modalidades de dança.
https://academiataniaferreira.com.br/professores/(Academia Tania Ferreira)

2.    Ballet Adriana Assaf (São Paulo - SP)
Cursos: Curso Técnico em Dança com duração de 3 anos.
Ênfase: Técnica de Dança Clássica, Contemporânea, Repertório, Anatomia, História da Dança.
https://adrianassaf.com.br/curso-tecnico-em-danca/(Adriana Saf)

3.    São Paulo Escola de Dança (São Paulo - SP)
Cursos: Cursos profissionais e técnicos em dança.
Ênfase: Formação profissional em diversas modalidades de dança.
https://spescoladedanca.org.br/(Conservatório Carlos Gomes, São Paulo Escola de Danca)

4.    Escola de Dança Petite Danse (Rio de Janeiro - RJ)
Cursos: Curso Técnico em Dança (Profissionalizante) com duração de 3 anos.
Ênfase: Técnica de Ballet Clássico, Repertório, Dança Contemporânea, Didática do Ensino da Dança.
https://petitedanse.com.br/ensino/profissional/(Escola de Dança Petite Danse)

5.    Centro de Dança Rio (Rio de Janeiro - RJ)
Cursos: Curso Técnico em Dança reconhecido pelo MEC.
Ênfase: Formação técnica em diversas modalidades de dança.
Academia Tania Ferreira, Academia Real de Dança, Sindicato dos Dançarinos RJ

6.    Escola de Dança Maria Olenewa (Rio de Janeiro - RJ)
Cursos: Curso Técnico em Dança vinculado ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Ênfase: Formação clássica em dança.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_Estadual_de_Dan%C3%A7a_Maria_Olene…

7.    Faetec (Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch) (Rio de Janeiro - RJ)
Cursos: Curso Técnico em Dança reconhecido pelo MEC.
Ênfase: Formação técnica em dança.
Sindicato dos Dançarinos RJ

8.    Escola Angel Vianna (Rio de Janeiro - RJ)
Cursos: Graduação e Pós-graduação em Dança.
Ênfase: Consciência corporal, movimento, pedagogia somática e práticas contemporâneas de dança.
https://www.angelvianna.com.br

9.    Ballet Dalal Achcar (Rio de Janeiro - RJ)
Cursos: Cursos livres e profissionalizantes em dança.
Ênfase: Formação em ballet clássico.
http://www.dalalachcar.com.br(Academia Tania Ferreira, Sindicato dos Dançarinos RJ)

10.    Núcleo Arte Educação (São Paulo - SP)
Cursos: Curso Técnico em Dança reconhecido pelo MEC.
Ênfase: Formação técnica em dança.
https://nae.art.br/

11.    Conservatório Carlos Gomes (Campinas - SP)
Cursos: Curso Técnico em Dança com carga horária de 800 horas.
Ênfase: Formação técnica em ballet clássico, dança contemporânea, danças urbanas, sapateado, jazz, anatomia da dança, cinesiologia da dança, história da dança, produção cultural, gestão de carreira, ateliê coreográfico.
https://en.conservatoriocarlosgomes.com/danca

12.    Curso de Capacitação em Danças Urbanas – CCDU (Duque de Caxias - RJ)
Cursos: Curso de Capacitação em Danças Urbanas.
Ênfase: Formação em danças urbanas com possibilidade de obtenção do DRT através de exame profissional.
https://www.idebra.org.br/curso-de-capacitacao-em-dancas-urbanas-ccdu/

13.    TeenBroadway (São Paulo - SP)
Cursos: Curso Profissionalizante - Stage Jazz.
Ênfase: Formação em jazz com avaliação final por banca designada pelo SINDDANÇA para obtenção do DRT.
https://www.teenbroadway.com.br/curso-profissionalizante---stage-jazz

14.    Escola do Teatro Bolshoi no Brasil (Joinville - SC)
Cursos: Curso Técnico em Dança Clássica.
Ênfase: Formação em dança clássica com possibilidade de obtenção do DRT.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_do_Teatro_Bolshoi_no_Brasil

 

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