GRU Sinfônica retoma série de concertos ao vivo

por Redação CONCERTO 13/08/2020

A Orquestra GRU Sinfônica volta a se apresentar ao vivo nesta sexta-feira, dia 14, com um concerto que tem como destaque as Metamorfoses, de Strauss, além da Sinfonia para cordas de Mendelssohn e a estreia mundial de Passarinho, de Fernando Gomes.

A apresentação acontece no Teatro Adamastor, em Guarulhos, que acaba de passar por uma reforma, e não terá ainda a presença do público. “O concerto marca a nossa retomada e para isso pensamos em um programa específico”, diz o maestro Emiliano Patarra. “As Metamorfoses não apenas se encaixam em nosso desejo de criar uma sonoridade camerísticas mas foram escritas em um momento de luto, em 1945, após o fim da guerra, carregando uma carga de sofrimento, de perdas, e isso a aproxima de nós. Estamos certos de que é vivendo musicalmente esse momento de dor que podemos olhar para o futuro e encontrar caminhos”, completa.

O grupo optou, nesse primeiro momento, por se apresentar apenas com as cordas. “Eu faço parte do grupo de discussões sobre protocolos de segurança do Fórum Brasileiro de Ópera, Balé e Música Clássica e trabalhamos na formatação de um documento que, depois, adaptei para a realidade de Guarulhos e apresentei para a prefeitura e as autoridades sanitárias. Vamos começar apenas com as cordas até mesmo como um teste para toda a equipe e, em seguida, em setembro, teremos também os sopros”, diz Patarra.

No concerto de sexta-feira, que será transmitido pelos canais da orquestra na internet, será anunciada também a programação do segundo semestre, que foi refeita por conta das limitações colocadas pela pandemia. “Repensamos o ano tendo em mente a importância de manter uma regularidade e uma temporada concebida como um todo, com cada programa dialogando com os demais”, explica Patarra. 

Nos últimos meses, a orquestra realizou uma série de ações pela internet. Além de gravações e de um programa de entrevistas, o grupo preparou vídeos sobre música que foram apresentados na televisão. 

Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia mais
Notícias
Osesp anuncia concertos até o final de agosto
Notícias Corpos artísticos do Teatro Amazonas retomam programação
Revista CONCERTO Visão de futuro: entrevista com Olaf Maninger

GRU Sinfônica [Divulgação / Rodrigo Marcelo]
GRU Sinfônica [Divulgação / Rodrigo Marcelo]
Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.