Circuito Musica Brasilis estreia quatro novos espetáculos

por Redação CONCERTO 09/08/2017

O Circuito Musica Brasilis, que tem direção da tecladista Rosana Lanzelotte, inicia sua oitava edição este mês. O projeto realiza espetáculos cênico-musicais em que a música é contextualizada por roteiros teatrais. O tema desta edição é “Cortejos e Colagens”, em torno do qual se organizam quatro espetáculos: O boi no telhado, sobre Darius Milhaud; Abram alas para Chiquinha Gonzaga, em celebração dos 170 anos da pianista e compositora; José Maurício Nunes Garcia – 250 anos; e Marcha para o Conde da Barca, que relembra o idealizador da Missão Francesa.

Além das apresentações, o Musica Brasilis realiza importante trabalho de recuperação de partituras. Em 2017, cerca de 500 obras serão acrescentadas às 1.500 já disponíveis através do portal musicabrasilis.org.br.

Este ano, a turnê nacional terá 20 apresentações, entre os dias 9 de agosto e 27 de setembro, em 11 cidades de seis estados. A série, uma das únicas dedicadas exclusivamente a repertórios clássicos brasileiros, conta com parceria do Sesi Cultural e tem patrocínio contínuo do BNDES desde 2009.

Marcha para o Conde da Barca ganha a primeira apresentação no dia 9, no Auditório do BNDES, no Rio de Janeiro, com a soprano Marília Vargas, a cravista Rosana Lanzelotte e o flautista Ricardo Kanji. Em O boi no telhado, que estreia no dia 11 na Sala Cecília Meireles, o ator Antonio Calloni vive Milhaud e a parte musical fica a cargo de Rosana Lanzelotte e da Caldereta Carioca. Abram alas para Chiquinha Gonzaga, com atuações da atriz, Helena Varvaki, do violoncelista Ricardo Santoro, do gaitista José Staneck e da pianista Marina Spoladore, estreia em Porto Alegre, no dia 16, e em seguida vai a Petrópolis, no Rio de Janeiro, no dia 19. E o espetáculo em homenagem a José Maurício, um dos fundadores da música brasileira, sobe ao palco no dia 31, no Teatro de Santa Isabel, em Recife, com a Sinfônica da UFPE recebendo Marília Vargas como solista em obras do compositor.

[Veja mais no Roteiro Musical]