Classical:NEXT apresenta finalistas de prêmio de inovação em música clássica

por Redação CONCERTO 24/03/2020

Brasileira Flavia Furtado, diretora do Festival Amazonas de Ópera, é uma das indicadas

A Classical:NEXT, conferência sobre inovação e o mercado da música clássica realizada anualmente na Holanda, divulgou hoje a lista de finalistas de seu Prêmio de Inovação. A diretora executiva do Festival Amazonas, a brasileira Flavia Furtado é uma das indicadas pelo seu trabalho dedicado ao mercado da ópera no Brasil.

O Classical:NEXT Innovation Awards reúne 27 jurados de todo o mundo, que em um primeiro momento indicam um ou dois profissionais ou projetos, formando uma lista de 31 pré-finalistas. Em seguida, o mesmo corpo de jurados realiza votação e os dez mais votados compõem a lista de finalistas do prêmio. O vencedor é escolhido por meio de votação online da qual podem participar membros da comunidade Classical:NEXT, músicos, produtores, administradores e participantes da conferência.

“Flavia Furtado tem trabalhado para criar uma rede de casas de ópera no Brasil, em associação com a Ópera Latinoamerica, para discutir um novo espaço para o gênero, promovendo encontros nos quais profissionais compartilham informações sobre o impacto social, econômico e cultural da ópera”, diz a justificativa do prêmio para a indicação de Flavia Furtado. “A novidade de sua proposta está na criação de uma nova imagem para o gênero, mostrando o significado que a ópera pode ter na sociedade.”

Além de Flavia Furtado, os finalistas deste ano são: a companhia Against the Grain Theatre, que leva produções de ópera para o interior do Canadá; o projeto kultursegel, com músicos trabalhando em rede para construir um conservatório na Alemanha; Composing Women, projeto dedicado a compositoras pelo Conservatório de Música de Sidney, na Austrália; With One Voice, projeto inglês que trabalha a música com a população sem-teto de Londres; o Nevis Ensemble, orquestra que se apresenta na Inglaterra fora de palcos tradicionais; Partones, iniciativa que visa a construção de instrumentos com material alternativos, considerando questões ambientais; Récupscène, projeto francês que recicla antigos cenários e materiais de iluminação, tendo em vista sua reutilização; Splendor Amsterdam, conjunto de músicos que contribuem individualmente para a construção de uma sala de concertos e gravação a ser partilhada por todos; e o Symphony Orchestra Simulator for Concert Hall Acoustics Research, da Finlândia, simulador de acústica que ajuda na construção de novas salas de concertos. 

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Flávia Furtado [Divulgação]
Flavia Furtado [Divulgação]

 

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