Compositoras em foco: Silvia Berg e ‘Malabares’

por Redação CONCERTO 21/03/2024

A compositora e pesquisadora paulistana Silvia Berg começou na música ainda na adolescência. Em uma entrevista ao portal Tribuna da Imprensa, ela falou sobre o período: “Quando eu era adolescente, estudava piano no bairro onde vivia e sonhava em realizar meus estudos superiores. Nessa época, tocava muito Villa-Lobos e entrei em contato com a música para piano de Béla Bartók, uma grande descoberta para mim.”

Outra descoberta foi a música de Luciano Berio – uma gravação da Sinfonia do compositor italiano ocupou seus dias durante semanas. E foi responsável por dar a ela a certeza de que queria estudar música na universidade. 

Formada na USP, ela se aperfeiçoaria em composição e regência nas universidades de Oslo e Copenhague, na Dinamarca, onde viveria por 24 anos. De volta ao Brasil, tornou-se docente da USP Ribeirão Preto, onde criou o Laboratório de Pesquisas Inter e Transdisciplinares em Música (LAPECIPEM) e a Oficina Experimental.

“Vejo que a música contemporânea possui uma ligação intrínseca com a música do passado; muitas vezes, um passado muito distante. Como um processo contínuo que nunca se rompeu completamente. Vivenciei isso em alguns países da Europa e gosto dessa ligação, com limites bastante flexíveis e nem sempre definíveis de contato com a música fora do círculo definido erroneamente, a meu ver, de erudito”, disse ela na mesma entrevista.

“Meu processo de crescimento se faz em movimento: intelectual, emocional, físico, através de viagens, da vontade de ir a lugares onde nunca fui, de encontrar com pessoas com quem nunca encontrei, de rever amigos em cidades próximas, lugares distantes, de ouvir os sons dos lugares e de compor, tocar e reger muita música.”

Malabares foi escrita em 2009 sob encomenda da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e do maestro Rubens Ricciardi. Em texto sobre a obra, ela explica sua gênese:

“Malabares é uma homenagem à arte circense e a Abelardo Pinto, o Palhaço Piolin, ícone dessa arte em nosso país, nascido nos arredores de Ribeirão Preto, cujo aniversário, 27 de março, tornou-se o Dia do Circo no Brasil", diz. “É uma obra que explora um restrito material sonoro, construído em camadas que se movem em velocidades diferentes e em constante transformação, oferecendo resultantes auditivamente diversas a cada transformação do material. São utilizados blocos tímbricos, que, à feição de malabares, estabelecem gestos musicais e promovem trocas com retardamento e aceleração de fluxos, resultantes do contraponto textural de seus elementos.”

Roteiro
A Osesp interpreta Malabares nos dias 21, 22 e 23, sob regência do maestro Alexander Shelley. Em maio, obras da compositora serão interpretadas em recital da mezzo soprano Kismara Pezzati com o pianista André dos Santos no Theatro São Pedro de São Paulo.

Clique aqui para ler outras matérias da série “Compositoras em foco”.

Leia também
Notícias 
Governo da Bahia lança novo edital para escolher gestora da Osba
Notícias Osesp recebe pianista Cristian Budu e maestro Alexander Shelley
Notícias Pianista Markus Groh toca Liszt com Filarmônica de Minas Gerais
Especial Compositoras em foco
Crítica Na ‘Butterfly’ documental de Livia Sabag, faltam os argumentos musicais, por Márvio dos Anjos

Silvia Berg [Divulgação]
Silvia Berg [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.