Concertos vão celebrar ao longo da semana o Dia da Consciência Negra

por Redação CONCERTO 14/11/2022

O Dia da Consciência Negra será celebrado ao longo desta semana pela programação musical.

No dia 19, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre marca a data com duas importantes convidadas, a maestra Sarah Higino e a mezzo soprano Mere Oliveira. Mere, uma das idealizadoras do Ubuntu, movimento que se dedica a defender espaço para artistas negros na música clássica e na ópera, vai interpretar trechos de Sansão e Dalila, de Saint-Saëns; o programa se completa com obras de Chiquinha Gonzaga, Marlos Nobre, Camargo Guarnieri e Lorenzo Fernandez.

A USP Filarmônica, grupo ligado ao campus de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, faz concerto no dia 20 de novembro no Auditório Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, em São Paulo. A apresentação reflete o trabalho conjunto de pesquisa e performance desenvolvido em Ribeirão Preto pelo Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance da Música. E será dedicado a obras compostas por ex-escravizados ou descendentes de escravizado. 

O programa será regido pelo pesquisador e maestro Rubens Ricciardi e terá peças de Manuel Dias de Oliveira, José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita, José Maurício Nunes Garcia, José Maria Xavier Anacleto Augusto de Medeiros e Pixinguinha, além de criações de compositores anônimos de modinhas e lundus. A obra de literatos como Domingos Caldas Barbosa e Castro Alves também estão presentes, inspirando composições do próprio Ricciardi e de Olivier Toni. “O objetivo é valorizar o papel histórico dos compositores e poetas pretos e pardos, todos protagonistas na vida crítico-intelectual e artística do Brasil desde os tempos mais remotos”, explica Ricciardi.

Com seu atual diretor, Carlos Prazeres, a Orquestra Sinfônica de Campinas toca no dia 20, na Estação Cultural de Campinas, um programa que terá os cantores Dexter e Majur como convidados. 

Clique aqui para ver mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Notícias 
Prepare-se: os destaques da programação da semana
Notícias Theatro São Pedro encerra temporada lírica com nova montagem de 'Ariadne em Naxos'
Notícias Mozarteum Brasileiro anuncia temporada com presença de Elina Garanca e Bryn Terfel
Notícias Festival Artes Vertentes propõe reflexão sobre independência em nova edição
Crítica Obra chave de Almeida Prado ganha ótima interpretação da Osesp na Sala São Paulo, por Nelson Rubens Kunze

A maestra Sarah Higino rege a Sinfônica de Porto Alegre [Reprodução/Facebook]
A maestra Sarah Higino rege a Sinfônica de Porto Alegre [Reprodução/Facebook]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.