Cursos CLÁSSICOS on-line anunciam programação de março

por Redação CONCERTO 25/02/2022

Os Cursos CLÁSSICOS promovidos pela Revista CONCERTO estão de volta com sua programação on-line. Em março, serão oito cursos sobre diferentes temas, incluindo dois cursos de introdução, um dedicado à história da música clássica e outro à história da ópera. 

A programação dos Cursos CLÁSSICOS é voltada majoritariamente para a música clássica e a ópera e sua relação com outras artes. Os cursos destinam-se tanto a iniciantes como a iniciados e são ministrados em linguagem informal e acessível. 

Os professores são reconhecidos especialistas com atuação no meio cultural brasileiro. E contemplam temas que vão desde a trajetória de compositores até reflexões sobre períodos da história da música, sempre com o cuidado de oferecer ferramentas que ampliem a relação dos alunos com o repertório. Desde 2020, mais de setecentos alunos já participaram da programação dos Cursos CLÁSSICOS.

A programação dos Cursos CLÁSSICOS on-line é oferecida para todos interessados pelo preço especial de R$ 150 por curso (o que equivale a um desconto de cerca de 50% sobre o preço dos Cursos CLÁSSICOS presenciais). As aulas acontecem em duas opções de horários por meio da plataforma Zoom.

Entre os dias 8 e 11 de maço, o jornalista e tradutor Irineu Franco Perpetuo oferece, na parte da manhã, das 11h às 12h30, o curso Música e Literatura, que vai mostrar a presença da música na obra de autores franceses e o modo como eles também inspiraram criações de grandes compositores ao longo da história. Entre os nomes que serão abordados estão Victor Hugo, Giuseppe Verdi, Balzac, Flaubert, Proust e Debussy.  Já no horário noturno, o professor e compositor Matheus Bitondi ministra o primeiro módulo do curso Introdução à História da Música Clássica, no qual vai apresentar de maneira didática os principais momentos da história da música.

Programação de março dos  Cursos CLÁSSICOS

Na segunda semana, entre os dias 15 e 18 de março, a atração da manhã é o curso A Viena dos quartetos de cordas, em que o crítico musical João Marcos Coelho vai abordar a vida musical na cidade na passagem do século XIX para o século XX por meio de quartetos de Haydn, Mozart e Beethoven. A música de Wagner será o tema do curso da noite, Para entender o Anel do nibelungo, com o crítico João Luiz Sampaio tratando das ideias filosóficas e musicais por trás da tetralogia.

A programação da terceira semana, entre os dias 22 e 25 de março, começa com o curso Introdução à História da Ópera, em que Sampaio se dedica a mostrar a evolução do gênero ao longo de seus quatro séculos de história. E, à noite, o violonista e professor Sidney Molina propõe aos alunos uma estimulante proposta em Música e Filosofia, mostrando como, juntas, música e filosofia podem intensificar a experiência de escuta do repertório.

No centenário da Semana de Arte Moderna, muito tem se falado sobre a importância do trabalho de Mário de Andrade com relação à música. E a musicóloga Guilhermina Lopes vai mostrar, em Mário de Andrade e a Música, qual foi a contribuição do escritor para o meio musical brasileiro e sua relação com compositores como Villa-Lobos e Camargo Guarnieri.

O curso será realizado na parte da manhã. E, à noite, encerrando a programação do mês, a pianista e musicóloga Helen Gallo oferece o curso O universo do piano, no qual vai mergulhar na história do piano, abordando aspectos como a importância social do instrumento, a figura do virtuose, as principais escolas pianísticas e alguns dos maiores pianistas da história.

Clique aqui para ir à página dos Cursos CLÁSSICOS.

Leia também
Notícias Artistas do meio clássico se pronunciam contra guerra na Ucrânia e ameaçam boicote
Notícias Marcos Balter vence Prêmio da American Academy of Arts and Letters
Notícias Osesp faz quatro concertos com trilhas de filmes e séries
Irineu Franco Perpetuo Cristian Budu: Beethoven para o terceiro milênio
Nelson Rubens Kunze Orquestra Jovem abre temporada com Floresta do Amazonas

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.