Festival de Campos do Jordão anuncia programação

por Redação CONCERTO 02/06/2017

A 48ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão será realizada entre os dias 1 e 30 de julho, em Campos do Jordão e em São Paulo, que além de concertos abriga ainda a parte pedagógica do evento, com 205 bolsistas. A programação inclui 80 concertos. A abertura oficial terá a Osesp regida pela maestrina Marin Alsop, sua diretora musical, em um programa com obras de Ginastera, André Mehmari e Gershwin.

Com direção geral de Marcelo Lopes, direção artística de Arthur Nestrovski e coordenação artística e pedagógica de Fabio Zanon, o evento tem um orçamento de R$ 3 milhões, valor totalmente bancado pela iniciativa privada – uma redução de 25% com relação ao ano passado.

A Orquestra Acadêmica fará dois programas distintos. No primeiro, sob regência de Neil Thomson, vai interpretar obras de Guerra-Peixe e Rimsky-Korsakov; no segundo, com o maestro Alexander Liebreich, o grupo terá como solista o barítono Paulo Szot nas Canções de um viandante, de Gustav Mahler. Já a Camerata do Festival será comandada pela maestrina Valentina Peleggi e o Grupo de Música Antiga, por Luis Otávio Santos. Uma seleção de 41 bolsistas também vai se juntar à Osesp para a Sinfonia nº 7, de Shostakovich, com Alsop (dias 6, 7 e 9 na Sala São Paulo e dia 8 em Campos do Jordão).

O conjunto residente desta edição é o Ensemble Modern, referência na interpretação da música contemporânea. Entre as três apresentações previstas, está uma dedicada a Walter Smetak, além de um Seminário de Composição, que vai selecionar um aluno para escrever uma obra a ser estreada na edição de 2018 do evento.

Entre os conjuntos convidados, estão ainda a Filarmônica de Goiás (com o pianista Cristian Budu), a Orquestra Juvenil da Bahia (com Ricardo Castro), a Sinfônica da USP (Roberto Tibiriçá), a Orquestra Jovem do Estado (Claudio Cruz) e a Orquestra Experimental de Repertório (Jamil Maluf). Os pianistas Ronaldo Rolim e Maria Teresa Madeira fazem recital solo e o Quarteto Carlos Gomes vai lançar uma edição dos quartetos de Alberto Nepomuceno pela Editora da Osesp. O festival terá também este ano uma série infantil na Sala São Paulo, em parceria com o projeto Aprendiz de Maestro  da Tucca. Badi Assad, por sua vez, apresenta em Campos do Jordão o espetáculo Cantos de Casa.

[Clique aqui para conferir a programação completa.]