Filarmônica de Minas Gerais celebra 15 anos com concerto especial

por Redação CONCERTO 24/02/2023

A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais inicia neste sábado, dia 25, as comemorações pelos seus quinze anos de atividades. O grupo vai se apresentar na Sala Minas Gerais com o seu diretor artístico e regente titular Fabio Mechetti.

O programa escolhido tem como objetivo mostrar a diversidade de repertório da filarmônica e a qualidade de seus músicos. Ele começa com Mitos brasileiros, de Ney Rosauro, que tem a percussão como solista. Em seguida, a Serenata op. 7, de Strauss, para os sopros, e as Bachianas brasileiras nº 9, de Villa-Lobos, para cordas.

Na segunda parte, Roman Simovic, spalla da Orquestra Sinfônica de Londres, será o solista no Concerto para violino que Miklos Rózsa, conhecido por seu trabalho como autor de trilhas para o cinema. E, encerrando o programa, La valse, desconstrução da valsa feita por Maurice Ravel.

O início da temporada de assinaturas da orquestra acontece na próxima semana, nos dias 2 e 3 de março, quando a filarmônica volta ao palco para interpretar uma das peças encomendadas especialmente para o ano do aniversário, o Concerto para orquestra de Leonardo Martinelli (a outra é o Concerto para violoncelo de André Mehmari, que será estreado por Antonio Meneses na programação do segundo semestre).

Também na próxima semana, o programa tem a Abertura festiva de Shostakovich e o Concerto para piano nº 3 de Rachmaninov, com a pianista Joyce Yang, abrindo o ciclo dedicado às principais obras do compositor russo, cujos 150 anos são lembrados em 2023.

Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Notícias 
Ira Levin rege Sinfônica Heliópolis em programa dedicado a Ravel
Reportagem Paulo Fortes, 100 anos: a alegria e o talento da voz do Brasil, por Luciana Medeiros
Notícias GRU Sinfônica abre série de concertos com Luiz Fernando Malheiro como convidado
Notícias Brasileiro Leonardo Silva vence Concurso de Composição da Basileia, na Suíça
Notícias Plano de contenção de despesas ameaça futuro da Orquestra da Rádio ORF de Viena
Opinião Do fundo do baú, por João Marcos Coelho

A Filarmônica de Minas Gerais durante concerto na Sala Minas Gerais sob regência de Fabio Mechetti [Divulgação/Rafael Motta]
A Filarmônica de Minas Gerais durante concerto na Sala Minas Gerais sob regência de Fabio Mechetti [Divulgação/Rafael Motta]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.