Inédito concurso mundial on-line WorldVision Music é oportunidade para jovens instrumentistas

por Redação CONCERTO 12/12/2020

Importantes músicos brasileiros participam do júri e da academia; concurso surgiu como resposta à pandemia e é provavelmente o maior do gênero no mundo

A música enfrenta tempos difíceis: teatros e salas de concerto estão fechados, orquestras e grupos musicais tentam sobreviver em condições extremas. Se para o músico consagrado a situação é complicada, para o jovem em princípio de carreira pode ser o fim. Foi pensando nisso que a plataforma classic@home idealizou o WorldVision Music Contest, um concurso planetário realizado virtualmente que distribuirá um total de 280 mil Euros em premiações, além de um fundo para bolsas de estudo no valor de 1 milhão de Euros.

O concurso pretende apoiar jovens e talentosos artistas, fomentar a criatividade, bem como promover e popularizar a música clássica ao redor do mundo. Ele é voltado para músicos entre 16 e 35 anos dos seguintes instrumentos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, piano e harpa. As inscrições estão abertas até o dia 5 de abril de 2021 (são pagas, de €70 a €100, dependendo da data de inscrição).

A competição acontecerá em 4 etapas, das quais as duas primeiras serão regionalizadas por instrumento. Todos os participantes enviarão vídeos que serão apresentados na plataforma digital e analisados por um júri que conferirá pontos a cada concorrente (até 400 pontos). O público também terá acesso aos vídeos e poderá participar da votação (até 100 pontos). Todas as etapas terão vencedores (os mais pontuados), que receberão prêmios em dinheiro e/ou bolsas de estudo. 

A final será realizada pela Digital Orchestra by Golikov e será transmitida em 15 de outubro de 2021, do Palais de la musique et des congrès, em Estrasburgo. O vencedor receberá um prêmio de 100 mil Euros e se apresentará na Sala Philharmonie em Berlim, no Carnegie Hall em Nova York e na Zaryadye no Kremlin em Moscou (locais sujeitos a alteração em razão da covid).

O numeroso júri internacional reúne grandes músicos, como os spallas da filarmônica de Berlin, de Viena, professores dos grandes conservatórios da Europa e destacados solistas. Entre os brasileiros, figuram os instrumentistas Gabriel Marin, Alexandre Razera, Taís Gomes, Erika Ribeiro, Danieli Longo, Renato Bandel, Cristian Budu, Pedro Visockas, Pablo de Leon, Emmanuele Baldini, Fabio Presgrave, Adonhiran Reis, Marcus Held, Paulo Calligopoulos e Pedro Gadelha, entre outros. Eles também participarão ministrando cursos on-line na academia classic@home.

Clique aqui para ir ao site do concurso WorldVision Music Contest.

WorldVision Music Contest

Leia mais
Notícias
Osesp lança temporada 2021
Notícias Theatro Municipal de São Paulo lança agenda até abril de 2021
Notícias Prêmio CONCERTO 2020 apresenta finalistas; leitores podem votar pelo Site CONCERTO

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.