Jean-Yves Thibaudet faz recital com São Paulo Chamber Soloists pela série da Tucca

por Redação CONCERTO 02/08/2022

Mais de cinquenta discos, trabalhos no cinema, no mundo da moda e das artes plásticas. A diversidade é uma das marcas da carreira do pianista francês Jean-Yves Thibaudet, que coleciona triunfos nas salas de concerto do mundo. 

Na quarta, dia 3, pela série da Tucca, Thibaudet vai se apresentar ao lado do quarteto de cordas da São Paulo Chamber Soloists, orquestra de câmara que reúne alguns dos principais artistas de São Paulo.

O programa tem dois quintetos marcantes no repertório. O primeiro é o Quinteto de Schumann, tido como um dos pontos mais altos da criação do compositor. O segundo, o Quinteto nº 2, de Dvorák, que alia o refinamento da escrita a uma das marcas do compositor, a atenção ao folclore tcheco.

O repertório romântico é uma das muitas especialidades de Thibaudet, o que ele atribui à mãe, alemã, que lhe abriu caminhos em direção a esta música. Da mesma forma, em entrevista à revista Gramophone, ele explicou o que o fascina na música de câmara – e qual a preparação que o músico deve fazer para este repertório. 

“Eu sempre conheço a parte dos demais instrumentos. E isso vale também para quando toco com orquestras. Tudo é sempre música de câmara. E você precisa ouvir constantemente o que cada instrumento está tocando, é a única forma de estar realmente junto e ter uma boa experiência”, explicou.

Clique aqui para ver mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Entrevista
Uma conversa com Jakub Józef Orlínski, por Irineu Franco Perpetuo
Crítica Jakub Józef Orlínski fascina plateia da Sala São Paulo em recital memorável, por Irineu Franco Perpetuo
Notícias Prepare-se: dez destaques da programação da semana
Crítica Guerra-Peixe em toda a sua riqueza originalidade, por Camila Fresca
Notícias Felipe Prazeres assume regência titular do Municipal do Rio 

Jean-Yves Thibaudet [Divulgação/Andrew Eccles]
Jean-Yves Thibaudet [Divulgação/Andrew Eccles]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.