Morre no Rio de Janeiro o contrabaixista Antonio Arzolla 

por Redação CONCERTO 28/01/2021

Morreu na segunda-feira, dia 25 de janeiro, o contrabaixista Antonio Arzolla, professor da Unirio e membro da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Arzolla nasceu em Piracicaba, onde iniciou os estudos de contrabaixo com o professor Sandor Molnar Jr. Mais tarde, mudou-se para o Rio de Janeiro e formou-se no instrumento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob orientação do professor Sandrino Santoro. Foi também vencedor de diversos concursos, entre eles o Jovens Concertistas Brasileiros de 1989.

Antonio Arzolla era mestre em práticas interpretativas pela Unirio, onde lecionava contrabaixo desde 1988. O músico também foi solista da Orquestra Sinfônica Brasileira e era contrabaixista no Theatro Municipal do Rio de Janeiro desde a década de 1990. 

Como recitalista, estreou várias obras de compositores brasileiros. Como camerista, atuou com os principais conjuntos do Rio de Janeiro e com vários músicos estrangeiros. Lecionou em masterclasses e cursos de férias como os de Curitiba e da Escola de Música de Brasília. [Com informações do site do Instituto Villa-Lobos da Unirio.]

Em nota oficial, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro escreveu: “Arzolla ingressou na Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal em 1992. Sua prova de admissão foi unanimemente elogiada pela banca e foi considerada, por maestros veteranos que acompanharam a seleção, como a melhor prova de um instrumentista para o Theatro Municipal de que se tem memória. Sua capacidade artística, técnica e profissional foi destacada por maestros brasileiros e internacionais que o dirigiram ao longo de todos esses anos. Como pessoa, tinha caráter cordial e afável, sendo querido por todos os seus colegas e chefes. Arzolla nos deixará uma imensa saudade e a recordação de um grande profissional”.

Querido pelos colegas, a morte de Antonio Arzolla gerou comoção na comunidade musical, com manifestações de pesar de diversos músicos nas redes sociais. O contrabaixista deixou a esposa Kátya Silveira, também musicista, e o filho Matteo.
 

Antonio Arzolla, contrabaixista (reprodução)
Antonio Arzolla, contrabaixista (reprodução)

Leia mais
Notícias 
Duo Santoro celebra 30 anos de carreira com concerto digital
Notícias Filme do Fórum Econômico de Davos reúne músicos de todo o mundo
Notícias Metropolitan Opera cria cargo dedicado a promover a diversidade

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.