Música para o Natal é destaque da edição de dezembro da Revista CONCERTO

por Redação CONCERTO 27/11/2020

O repertório associado ao Natal é o destaque da edição de dezembro da Revista CONCERTO. “Se o inverossímil estado atual de coisas não favorece o congraçamento e a aglomeração que seriam de praxe em uma ocasião tão festiva, o isolamento forçado convida à circunspecção e à reflexão. E as facilidades tecnológicas hoje permitem desfrutar, com invejável qualidade, de um repertório cuja força e apelo transcendem as barreiras de fé ou religião”, escreve Irineu Franco Perpetuo na Reportagem de Capa, na qual faz um histórico do repertório criado com o Natal como inspiração.

Na seção Em Conversa, a jornalista e pesquisadora musical Camila Fresca entrevista a musicóloga Flávia Camargo Toni, responsável por nova edição do Ensaio sobre música brasileira, de Mário de Andrade, um dos livros mais importantes da história da música no país.

Outro livro que chega agora às livrarias é O cravo no Rio de Janeiro do século XX, de Marcelo Fagerlande. Seu objetivo foi mostrar a importância do instrumento na cidade, quebrando a ideia de que ele só teria ressurgido na cena musical a partir dos anos 1960, como conta o cravista e autor à jornalista Luciana Medeiros.

A edição da CONCERTO de dezembro também apresenta a temporada 2021 da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Concebida pelo maestro Fabio Mechetti com uma programação que vai ganhando amplitude ao longo do ano, a temporada também prevê a continuidade das transmissões on-line.

A maestrina Alba Bomfim, professora da Universidade Federal do Piauí, conta, na seção Fermata, sobre sua trajetória e suas visões a respeito do meio musical brasileiro, em conversa com o editor-executivo João Luiz Sampaio.

A edição também conta com as reflexões de nossos colunistas. Júlio Medaglia escreve sobre os 90 anos do compositor Edmundo Villani-Côrtes; João Marcos Coelho analisa o novo livro de Eduardo Gianetti; e Jorge Coli recupera as ideias de Giuseppe Mazzini, que antecipou em seus escritos a ópera italiana do século XIX.

A revista traz ainda o Roteiro Musical, com a lista de concertos com presença do público e de apresentações transmitidas ao vivo pela internet, além das principais notícias do mundo musical e dos lançamentos de CDs e livros do mês, disponíveis na Loja CLÁSSICOS.

Assinantes já podem acessar o conteúdo completo da edição, inclusive versão impressa digital, no Site CONCERTO. Se você é assinante, mas não tem um e-mail cadastrado, atualize os seus dados pelo e-mail assinaturas@concerto.com.br.

Não perca a Revista CONCERTO! Se você ainda não é assinante, aproveite a promoção e ganhe de presente o CD exclusivo da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo; assine no próprio Site CONCERTO, clicando aqui.

1220

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.