Orquestra de Mulheres recebe a pianista Zelia Chueke

por Redação CONCERTO 08/08/2019

A Orquestra Sinfônica de Mulheres do Rio de Janeiro apresenta-se na segunda-feira, dia 12, na Sala Cecilia Meireles, sob regência da maestrina Priscila Bomfim e com a pianista franco-brasileira Zelia Chueke como solista. O concerto é uma iniciativa do Beit Lubavitch Rio e a renda obtida com os ingressos será revertida para o Lar da Esperança.

O programa começa com uma seleção de peças de Debussy, com Deuxième Arabesque, Pour les cinq doigts, Mouvement e Jardin sous la pluie. Em seguida, vêm obras da tradição judaica, como AniMa’Amin e KolNidre. Na segunda parte, é apresentada a abertura da ópera Euryanthe, de Weber, e o Concerto para piano e orquestra KV 503 de Mozart. 

A trajetória de Zelia Chueke divide-se entre o trabalho como recitalista e concertista e intensão atividade acadêmica. Formou-se na Universidade Federal do Rio de Janeiro e no Mannes College of Music, em Nova York. É doutora em música pela Universidade de Miami e, na França, realizou pós-doutorado na Universidade de Paris – Sorbonne. Dirige o Groupe de Recherche des Musiques Brésiliennes e o International Exchange on Music Theory and Performance. É também professora associada da Universidade Federal do Paraná.

Criada no início deste ano, idealizada pela trompetista Luciene Portella, a Orquestra Sinfônica de Mulheres do Rio de Janeiro atua com o objetivo de oferecer apresentações nas quais “a mulher exerce um papel de destaque, seja como solista ou compositora, além do repertório sinfônico tradicional”.

Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia mais
Notícias
Orquestra de Mulheres do Rio de Janeiro faz sua estreia
Notícias Rio Cello Encounter completa 25 anos “fazendo milagre”, diz David Chew
Notícias Pianista Joyce Yang toca Prokofiev com a Osesp
Colunistas Céu, terra e mar – e muita chuva e vento, por Nelson Rubens Kunze
Colunistas ‘L’italiana in Algeri’, de Rossini: grande elenco, direção e regência, por Jorge Coli

Orquestra Sinfônica de Mulheres do Rio de Janeiro [Divulgação]
Orquestra Sinfônica de Mulheres do Rio de Janeiro [Divulgação]

 

Curtir