Orquestra Petrobras Sinfônica recebe Juliana Steinbach e estreia obra de Marcelo Dino

por Redação CONCERTO 09/11/2022

A Opes, Orquestra Petrobras Sinfônica, faz dois concertos esta semana na Sala Cecília Meireles, nos dias 11 e 12, sob regência do maestro Fabio Mechetti, diretor artístico e regente titular da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

O programa inclui a estreia de O canto da fênix: ascensão, morte e renascimento, de Marcelo Bellini Dino. A obra foi encomendada pela Sala Cecília Meireles.

“Concebida em um único movimento com duração de 8’04” minutos, a obra possui duas ideias musicais principais apresentadas logo no início da peça. O canto da Fênix surge no primeiro instante, entoado pela flauta e acompanhado por uma delicada textura nas cordas. Separada por uma pequena transição – executada pela harpa, clarinete, trompas e vibrafone –, a segunda ideia musical é então apresentada na sequência, pelos violinos e fagotes. A partir desse material musical, a obra nos conduzirá então por uma jornada de mistério onde presenciaremos a ascensão, a morte e o renascimento da Fênix que há em cada um de nós”, diz o compositor.

As apresentações terão ainda a presença da pianista Juliana Steinbach como solista: ela interpreta o Concerto para piano em sol maior, de Ravel. Segundo o compositor, a obra presta homenagens a Mozart (no aspecto formal) e Saint-Saëns (pelos efeitos sonoros). 

O repertório dos concertos se encerra com a Sinfonia nº 3, Escocesa, que Mendelssohn escreveu inspirado em viagens que fez à Escócia.

Clique aqui para ver mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Notícias 
Três vezes Almeida Prado
Notícias Semana do Cravo realiza nova edição com foco na presença do instrumento no século XIX
Notícias Festival Musimagem realiza oitava edição com palestras, concertos e cursos
Crítica Ótimo espetáculo abre décima edição do Festival de Música do Espírito Santo, por Nelson Rubens Kunze
Crítica ‘Auto da Compadecida’, ópera construída pela força do conjunto, por João Luiz Sampaio

Juliana Steinbach toca Ravel [Divulgação/Balázs Böröcz/Pilvax Studio]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.