Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo apresenta programa espanhol

por Redação CONCERTO 15/08/2019

O maestro Alessandro Sangiorgi faz esta semana sua estreia à frente da Orquestra Sinfônica Municipal desde que assumiu o posto de regente assistente do grupo, em junho. Ele vai comandar uma apresentação dedicada a obras que evocam a cultura espanhol.

O programa começa com o Capricho espanhol, suíte escrita por Rimsky-Korsakov a partir de melodias populares espanholas. A obra é conhecida por sua orquestração, que faz uso de maneira rica da percussão. “Os temas espanhóis, de caráter dançante, ofereceram material muito rico para trabalhar diferentes efeitos orquestrais. É uma peça extrovertida, vívida e brilhante por conta disso”, escreveu o autor em sua autobiografia.

Em seguida, duas obras de Manuel De Falla: El sombrero de tres picos (balé baseado em livro de Pedro Antonio de Alarcón estreado em 1919, com cenários de Pablo Picasso) e El amor brujo (também um balé, que narra a história da cigana Candela e de seus novos e antigos amores). Na segunda peça, será a solista a mezzo soprano Catalina Cuervo.

Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia mais
Acervo CONCERTO
A vida de Nikolai Rimsky-Korsakov
Notícias Alessandro Sangiorgi é o novo regente assistente do Theatro Municipal de São Paulo
Notícias Osusp e Orquestra Errante se unem para interpretar Schoenberg
Notícias Camerata Aberta lança CD ‘Sobreluz’ no Sesc 24 de maio
Crítica Sonia Rubinsky: Bach como você nunca ouvir, por Irineu Franco Perpetuo

Catalina Cuervo [Divulgação]
Catalina Cuervo [Divulgação]

 

Curtir