Pianista Felipe Naim vence edição 2019 do programa Prelúdio

por Redação CONCERTO 26/11/2019

O pianista Felipe Naim, de 23 anos, foi o vencedor da edição 2019 do Prelúdio, programa de calouros de música clássica da TV Cultura. A final foi realizada no último domingo, na Sala São Paulo, e como prêmio Naim vai receber uma bolsa de estudos na Academia Franz Liszt, em Budapeste, oferecida pelo Consulado da Hungria.

O júri da final foi composto pelo jornalista e crítico musical Irineu Franco Perpetuo, pelo produtor musical João Marcello Bôscoli, pela mezzo soprano Inês Stockler, pelo violista Marcelo Jaffé e pelo maestro Emiliano Patarra. Também concorriam o pianista Thiago Gonçalves, de 11 anos, e os violinistas Alexandre Pinatto e Mateus Vieira, de 22 e de 15 anos, respectivamente. 

 

Felipe Naim nasceu em Niterói e começou seus estudos de piano aos 5 anos de idade. É bacharel no instrumento pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Na prova final, interpretou o primeiro movimento do Concerto nº 2 para piano e orquestra de Dmitri Shostakovich, acompanhado da orquestra do programa regida pelo maestro Júlio Medaglia.

“Além da vitória, acho que [a participação no Prelúdio] significa uma realização própria muito grande. Porque muitas vezes eu duvidei do meu potencial. É um divisor de águas muito bonito na minha vida. Eu só tenho a agradecer. Muita gratidão ao concurso Prelúdio, muita gratidão às pessoas que trabalharam aqui e foram incansáveis para que esse programa acontecesse. Esse prêmio é tudo o que eu precisava. Eu quero seguir estudando, porque é o que eu mais amo na minha vida”, afirmou o pianista após a gravação do programa.

O pianista Felipe Naim [Divulgação]
O pianista Felipe Naim [Divulgação]

 

Curtir