Pianista Sylvia Thereza realiza projeto para jovens pianistas

por Redação CONCERTO 01/02/2021

Série de vídeo-aulas on-line é gratuita, mas interessados devem se inscrever; workshops contarão com participação de profissionais europeus

A pianista brasileira Sylvia Thereza, uma das mais destacadas musicistas de sua geração, apresenta o projeto “Sylvia Thereza encontra jovens pianistas”, uma série de workshops gratuitos, on-line, que terá também a participação de renomados profissionais europeus. “Tive a oportunidade de estudar e trabalhar em importantes instituições e com grandes pianistas, como Myrian Dauelsberg, Maria João Pires e Nelson Freire”, Sylvia contou para a Revista CONCERTO. E afirmou: “É um projeto do meu coração. Eu já vinha fazendo vários encontros durante a pandemia, com centenas de alunos participando. Sinto o interesse dessa juventude e quero colaborar com a sua formação. Quero agora passar adiante os ensinamentos que eu recebi, quero falar de toda essa rica tradição. E vou tocar também”.

Serão 5 vídeo-aulas gravadas, de cerca de uma hora de duração cada, que serão disponibilizadas sempre aos sábados e domingos, a partir do dia 13 de fevereiro (os inscritos receberão o link para acessar os conteúdos). O último encontro, no dia 28 de fevereiro, será ao vivo, via plataforma zoom. 

O tema do primeiro workshop, dia 13, é “Música como discurso”, em que a pianista aborda a retórica musical; no dia 20, o workshop “O corpo e a virtuosidade” tem a participação de Anne Schütt, fisioterapeuta do movimento, especializada na relação corpo-instrumento. 

Na semana seguinte, dia 20, o assunto é “A construção do som”, com conceitos e elementos que compõem a identidade do artista; e, no domingo dia 21, “Despertando o ouvido interior” vai contar com a participação do musicoterapeuta francês Dominique Bertrand, especialista na metodologia de ensino da pianista Maria João Pires. 

No sábado dia 27 de fevereiro, Sylvia Thereza fará uma abordagem filosófica sobre a transcendência artística com o tema “A concepção do tempo na música”. E finalmente no último encontro, dia 28, Sylvia Thereza fará uma masterclass ao vivo, com duas horas de duração, que contará com a interação de participantes.

As inscrições são abertas para o público em geral e podem ser feitas pelo e-mail encontro@sylviathereza.com. No fim do curso, os participantes receberão um diploma de participação.

Confira a programação completa abaixo:

13/02 – “Música como discurso” - Retórica Musical

14/02 – “O corpo e a virtuosidade” - Participação especial da fisioterapeuta do movimento Anne Schütt da Bélgica

20/02 – “A construção do som” - Identidade do Artista 

21/02 – “Despertando o ouvido interior” - Participação especial do musicoterapeuta francês Dominique Bertrand

27/02 – “A concepção do tempo na música” - Uma abordagem filosófica sobre a transcendência artística

28/02 - Masterclass / Conclusão do curso

Pianista Sylvia Thereza (divulgação, Celso Filho)
Pianista Sylvia Thereza (divulgação, Celso Filho)

Leia mais
Notícias 
Duo Santoro celebra 30 anos de carreira com concerto digital
Notícias Filme do Fórum Econômico de Davos reúne músicos de todo o mundo
Notícias Metropolitan Opera cria cargo dedicado a promover a diversidade

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.