Prêmio CONCERTO 2020: conheça os vencedores da votação do público

por Redação CONCERTO 19/12/2020

O Instituto Baccarelli, o Fimuca – Festival Internacional de Música em Casa, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e a Orquestra de Câmara da ECA-USP foram escolhidos pelo público como os vencedores do Grande Prêmio CONCERTO 2020 – Reinvenção na Pandemia. A violonista Gabriele Leite foi a mais votada na categoria Jovem Talento e o lançamento de nova edição do Ensaio sobre música brasileira, de Mário de Andrade, foi o escolhido pelos leitores na categoria CD / DVD / Livros. Ao todo, mais de 11 mil pessoas participaram da votação.

Por conta da pandemia do coronavírus, o Prêmio CONCERTO tem formato diferente em sua edição 2020. Doze ações musicais concorriam ao Grande Prêmio – e quatro, sem ordem de classificação, foram escolhidas vencedoras. Na categoria Jovem Talento e CD / DVD / Livro, foi mantido o formato tradicional, com três indicados e um vencedor.

“Nesse ano absolutamente atípico não faz sentido escolhermos um prêmio para a melhor ópera ou para o melhor concerto, já que a temporada foi praticamente suspensa”, explicou Nelson Rubens Kunze, diretor-editor da Revista CONCERTO, no lançamento da premiação. “Decidimos dar visibilidade para diversas iniciativas que souberam se reinventar com projetos criativos e inovadores, sensíveis ao momento, com excelência artística e compromisso público”. 

O Instituto Baccarelli concorreu pelo projeto Tocando Juntos por Heliópolis, ação de auxílio à comunidade, e pelo Conexão Heliópolis; o Fimuca, pela iniciativa de criação de um evento pedagógico virtual de escopo nacional; a Filarmônica de Minas Gerais, pelas transmissões digitais da Maratona Beethoven e por ações pedagógicas; e a OCAM, pelos projetos audiovisuais destinados a refletir sobre a pandemia e o país, como o filme Inumeráveis

A violonista Gabriele Leite fez apresentações digitais durante a temporada em séries como a da Cultura Artística e está de partida para os Estados Unidos, onde vai complementar seus estudos. Um dos livros mais importantes da musicologia brasileira, o Ensaio sobre música brasileira de Mário de Andrade recebeu nova edição da Edusp, a partir de material inédito, organizada pela musicóloga Flávia Toni. 

Os finalistas foram escolhidos por um júri composto por oito atuantes jornalistas e críticos musicais do país: Andrei Reina, Camila Fresca, Irineu Franco Perpetuo, Luciana Medeiros, João Luiz Sampaio, João Marcos Coelho, Nelson Rubens Kunze e Sidney Molina. A premiação do júri será anunciada na edição de janeiro e fevereiro da Revista CONCERTO.

Vencedores Prêmio CONCERTO 2020 Público

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.