Prepare-se: os destaques da semana

por Redação CONCERTO 21/10/2019

A ópera é o destaque da programação da semana, com apresentações da mezzo soprano Joyce DiDonato pela temporada da Cultura Artística; a estreia latino-americana de Orphée, de Philip Glass, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro; produção de Jorge Coli e Abel Rocha para Madame Butterfly, de Puccini, no Teatro Sérgio Cardoso; e A estrela, de Chabrier, com a Academia de Ópera do Theatro São Pedro. Agenda tem ainda a celebração de 90 anos da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, com o maestro Victor Hugo Toro e o pianista Nelson Freire.

Guerra e paz
A mezzo soprano Joyce DiDonato faz duas apresentações na Sala São Paulo, nos dias 22 e 23, do espetáculo In War and Peace, no qual reúne árias barrocas que tratam, em suas palavras, “da guerra, de tormentos internos e da busca do ser humano pela serenidade”. Será acompanhada da orquestra Il Pomo d’Oro, com quem gravou este repertório em um disco que recebeu os principais prêmios da indústria.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Orfeu, Cocteau e Philip Glass
Nos anos 1970, o poeta francês Jean Cocteau dirigiu um filme no qual relia à luz de seu tempo a história de Orfeu e Eurídice. Vinte anos depois, impactado pelo longa, o compositor Philip Glass o transformou em ópera, Orphée, que ganha estreia latino-americana a partir do dia 25 no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com regência de Priscila Bomfim e direção cênica de Felipe Hirsch.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Imagem do ensaio da ópera 'Orphée', de Philip Glass, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro [DIVULGAÇÃO]
Imagem do ensaio da ópera 'Orphée', de Philip Glass, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro [DIVULGAÇÃO]

Butterfly
A produção da Cia. Ópera São Paulo para Madame Butterfly, de Puccini, chega esta semana a São Paulo, onde será apresentada no Teatro Sérgio Cardoso nos dias 25 e 27. A direção cênica é de Jorge Coli e a regência, de Abel Rocha, à frente da Orquestra Sinfônica de Santo André. A soprano brasileira Marly Montoni vive a protagonista, ao lado dos tenores Fernando Castro e Paulo Paolillo.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

A estrela
Em 1877, o compositor Emamnuel Chabrier escreveu a ópera A estrela, cujo enredo gira em torno de um rei que, todos os anos, escolhe um súdito para sacrificar como presente de aniversário – até que um astrólogo entra na história. E a peça ganha, esta semana, nos dias 26 e 27, montagem da Academia de Ópera do Theatro São Pedro, com regência e direção musical de André dos Santos e direção cênica de Walter Neiva.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Campinas, 90 anos
Mas nem só de ópera vive a programação da semana. Nos dias 26 e 27, o pianista Nelson Freire se une à Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas para apresentações nas quais o grupo comemora seus 90 anos. A regência é do titular Victor Hugo Toro e no programa está o Concerto nº 5, Imperador, de Beethoven, além de passagens orquestrais de autores como Carlos Gomes, Wagner e Mascagni.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Curtir