Prepare-se: semana de abertura de temporadas sinfônicas

por Redação CONCERTO 07/03/2022

Sete orquestras brasileiras abrem a partir de quinta-feira, dia 10, suas temporadas 2022. São Paulo, Vitória, Rio de Janeiro, Campinas, Salvador, Porto Alegre: conheça abaixo os programas que serão apresentados presencialmente e, em alguns casos, com transmissão pela internet.

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo
Neil Thomson rege, nos dias 10, 11 (com transmissão) e 12 a abertura da temporada do grupo, substituindo o diretor musical Thierry Fischer, que não pode viajar ao Brasil por questões de saúde. No programa, Villa-Lobos, Varèse e o Concerto para violino de Sibelius, que terá como solista o violinista Tedi Papravami.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Orquestra Sinfônica do Espírito Santo
Também no dia 10, a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo abre sua programação 2022 em Vitória, sob regência da maestrina Cinthia Alireti, regente titular da Sinfônica da Unicamp. O programa celebra o Dia das Mulheres e tem obras de Emilie Mayer, Florence Price, Clarice Assad, Marion Bauer e Cécile Chaminade.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Sala Cecília Meireles & Orquestra Petrobras Sinfônica
A Orquestra Petrobras Sinfônica faz os primeiros concertos de sua agenda e abre a temporada da Sala Cecília Meireles. Nos dias 11 (com transmissão) e 12, será apresentado programa dedicado à obra de Cesar Guerra-Peixe, com destaque para o Concerto para violino (solos de Ricardo Amado). A regência é de Isaac Karabtchevsky.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Orquestra Sinfônica de Campinas
A Sinfônica de Campinas recebe, nos dias 11 e 12, a maestrina Claudia Feres para dois concertos em homenagem ao Dia das Mulheres. A solista será a pianista Juliana D’Agostini, que toca o Concerto nº 1 de Mendelssohn. O programa tem ainda Homenagem a Kilkerry, de Denise Garcia, e Callirhoë, de Chaminade.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Orquestra Sinfônica da Bahia
Em Salvador, no dia 11, Carlos Prazeres rege a Orquestra Sinfônica da Bahia em seu primeiro concerto da série Jorge Amado, no Teatro Castro Alves, com o flautista Lucas Robatto como solista no Concerto para flauta de Carl Reinecke. Na sequência, será interpretada a Sinfonia nº 1 de Brahms.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre
No dia 12, em seu primeiro concerto do ano, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre recebe o pianista Fabio Martino como solista do Concerto em sol maior, de Ravel. A regência é do diretor artístico Evandro Matté, que comanda o grupo também na interpretação da Sinfonia nº 1 – Titã, de Mahler, com transmissão pela internet.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Antes, nesta segunda-feira, dia 7, às 19 horas, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre realiza uma live com a secretária de Cultura do Rio Grande Sul, Beatriz Araújo, o presidente da Fundação Ospa, Luis Roberto Ponte, e o maestro Evandro Matté para anúncio de sua temporada completa; ela pode ser acompanhada no canal da orquestra no YouTube.

Orquestra Sinfônica Brasileira
A Orquestra Sinfônica Brasileira abre sua temporada no dia 13, com concerto da Série Pianistas Guiomar Novaes. A convidada é Linda Bustani, que toca o Quarteto para piano nº 3 (com Michel Bessler, Bernardo Fantini e David Chew) e o Concerto para piano nº 1 de Brahms, com regência do maestro Roberto Tibiriçá.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Notícias
Livro reúne ensaios sobre a obra do compositor Flo Menezes
Notícias Luisa Francesconi canta Berlioz com a Filarmônica de Minas Gerais
Notícias São Paulo Companhia de Dança anuncia temporada 2022

O maestro Neil Thomson durante ensaio na Sala São Paulo no final de 2021 [Divulgação]
O maestro Neil Thomson durante ensaio na Sala São Paulo no final de 2021 [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.