Quarteto da Cidade de São Paulo abre série com nova formação na Sala Mário de Andrad

por Redação CONCERTO 29/03/2017

O Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo abre sua temporada nesta quinta-feira, com uma nova formação: além dos violinistas Betina Stegman e Nelson Rios e do violista Marcelo Jaffé, o grupo agora conta com o violoncelista Alberto Kanji. A antiga Sala do Conservatório também passa, a partir de agora, a ser oficialmente a sede do grupo, tendo sido rebatizada como Sala Mário de Andrade, em  homenagem ao criador do quarteto.

O recital de quinta marca a estreia da série História do Quarteto de Cordas, que conta com oito concertos ao longo do ano, nas últimas quintas-feiras do mês. Segundo Jaffé, “as apresentações serão todas comentadas”. “Vamos trazer referências desde lá de trás, do início do cristianismo, que é o começo da nossa civilização ocidental”.

O primeiro programa traz a Fantasia em sol menor, de Henry Purcell, a Sonatta a Quattro, de Alessandro Scarlatti, e o Quarteto Op. 5nº 1, de Franz Xaver Richter. “Nesta primeira apresentação o público vai começar a entender como se desenvolveu a música dentro da cultura ocidental, como se deu a transição da música cantada para a tocada e por que a formação de quarteto fez tanto sucesso entre os compositores”, diz Jaffé.

[Veja mais no Roteiro Musical]