Sinfônica de Campinas homenageia Carlos Gomes em concerto

por Redação CONCERTO 04/09/2021

A Orquestra Sinfônica de Campinas homenageia neste sábado, dia 4, o compositor Carlos Gomes com um concerto ao vivo que será transmitido pela internet. A apresentação será realizada no Teatro Castro Mendes, sem público.

Carlos Gomes foi o principal nome da composição brasileira no século XIX, autor de óperas que ajudam a compreender a cultura brasileira no período, da mesma forma que contribuíram para o desenvolvimento do gênero na Itália (leia mais sobre o autor em texto de João Luiz Sampaio na edição de setembro da Revista CONCERTO).

Além das óperas, escreveu uma série de canções, que compõem o programa da sinfônica, que será regida por seu ex-diretor e regente, Victor Hugo Toro. Participam do concerto o tenor Giovanni Tristacci e a soprano Thayana Roverso. 

As canções de Carlos Gomes foram reunidas em um livro da soprano Niza de Castro Tank, Minhas pobres canções (editora Algol), resultado de anos de pesquisa nos acervos do compositor. “Carlos Gomes é um compositor fundamental e interpretar suas obras faz parte da história e os deveres da Orquestra Sinfônica", diz Toro. 

A apresentação começa com o primeiro movimento da Sonata Burrico de pau. Em seguida, serão interpretadas, em orquestrações reduzidas, as canções Addio, Ave maria, Canta ancor, Mon bonheur, Suspiro d’alma, Noces d’argent, Uma paixão amorosa, Cos’e l’amore, Giulietta mia, Anália ingrata, Conselhos e Quem sabe

Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Revista CONCERTO
Precisamos falar sobre Carlos Gomes, por João Luiz Sampaio
Notícias Ligia Amadio rege a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre

O tenor Giovanni Tristacci [Divulgação]
O tenor Giovanni Tristacci [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.