Violinista e maestro Luis Otavio Santos é destaque da edição de outubro da Revista CONCERTO

por Redação CONCERTO 27/09/2021

Símbolo da pesquisa histórica na interpretação musical no Brasil, o violinista e maestro Luis Otavio Santos é o destaque da edição de outubro da Revista CONCERTO.

Fundador da escola de violino barroco no país, ele relembra, em conversa com o jornalista Irineu Franco Perpetuo, sua trajetória profissional e fala também sobre o trabalho com orquestras modernas – nesse mês, ele faz seu terceiro concerto do ano à frente da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

A edição de outubro também destaca os 25 anos do Instituto Baccarelli, projeto de formação musical e inclusão social na comunidade de Heliópolis que se tornou referência no ensino de música no país. E, na seção Em Conversa, o diretor-executivo Edilson Ventureli fez, em depoimento à jornalista Camila Fresca, balanço da história do instituto, sua ação na pandemia e os desafios futuros.

Após gravar a integral das Cartas celestes, de Almeida Prado, o pianista Aleyson Scopel volta-se agora aos Noturnos do compositor. As peças estão no recital que ele faz esse mês na Sala Cecília Meireles. “A música de Almeida Prado fez com que eu me encontrasse como pianista”, contou ele a João Luiz Sampaio.

Quem também se apresenta na Sala, assim como no Festival do Theatro da Paz, em Belém, é a soprano Eliane Coelho. A jornalista Luciana Medeiros falou com a artista, que compartilhou memórias de seu início na música e da relação com o lied

Para a seção Palco, João Luiz Sampaio conversou com o compositor Tim Rescala, que completa 60 anos em 2021 e estreia, no Theatro São Pedro de Porto Alegre, sua nova ópera, O engenheiro, baseada na vida de André Rebouças. A obra inaugura a seção dedicada à ópera pelo Projeto Sinos – Sistema Nacional de Orquestras Sociais.

A CONCERTO de outubro traz ainda a reflexão dos colunistas Júlio Medaglia, que escreve sobre o clarinetista Abel Ferreira; Jorge Coli, que aborda a sacralização da música clássica; e João Marcos Coelho, que discute a atividade de pianistas como Lang Lang e Yuja Wang.

A revista traz ainda o Roteiro Musical, com a lista de concertos com presença do público e de apresentações transmitidas ao vivo pela internet, além das principais notícias do mundo musical e dos lançamentos de CDs do mês, disponíveis na Loja CLÁSSICOS.

Assinantes já podem acessar o conteúdo completo da edição, inclusive versão impressa digital, no Site CONCERTO. Se você é assinante, mas não tem um e-mail cadastrado, atualize os seus dados pelo e-mail assinaturas@concerto.com.br.

Não perca a Revista CONCERTO! Se você ainda não é assinante, aproveite a nossa promoção. Assine on-line no próprio Site CONCERTO clicando aqui.

1021

[O projeto “Revista e Site CONCERTO 2021” foi contemplado pelo edital ProAC Expresso LAB 60/2020 e conta com o apoio do Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.]

Leia também
Notícias 
Prepare-se: oito concertos para ver ao vivo ou na internet
Notícias Soprano brasileira Maria Carla Pino Cury é finalista da Paris Opera Competition
Notícias Fundação Batuta da Colômbia realiza grande seminário internacional sobre música e transformação social
Texto Estudo investiga desafios das mulheres no mundo musical, por Camila Fresca

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.