Piotr Beczala estreia no Brasil em recitais nas séries da Cultura Artística e da Dellarte

por Redação CONCERTO 02/05/2022

O tenor Piotr Beczala, uma das vozes mais importantes da cena lírica internacional, abre nesta terça-feira, dia 2, a temporada internacional da Cultura Artística, pela qual também se apresenta no dia 9. Os dois recitais acontecem na Sala São Paulo. Já no dia 12, Beczala canta no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, abrindo a série da Dellarte.

Ele vai cantar a ária de Lensky, de Eugene Oneguin, de Tchaikovsky; trechos de Rigoletto, Um baile de máscaras e Il trovatore, de Verdi; Romeu e Julieta, de Gounod; e Tosca, de Puccini. Além disso, uma seleção de canções italianas e russas e uma ária da ópera Straszny Dwór, do polonês Stanislaw Moniuszko, compositor a quem dedicou-se nos últimos anos. 

“Quis, ao montar o programa, apresentar um pouco de minha voz; é a primeira vez que vou à América Latina e queria mostrar ao público quem sou”, explicou o tenor em entrevista à Revista CONCERTO, publicada na edição de maio. 

Na mesma ocasião, falou da importância de saber a hora certa de se dedicar a certos papeis e repertórios, buscando a variedade que é característica do programa dos recitais no Brasil.

“Quando começamos, aprendemos a esperar. Eu tinha 20 anos e já saía cantando as árias de Cavaradossi. Essa lição é importante. Mas, além de esperar a hora certa, há outra coisa fundamental: saber encontrar, dentro de sua voz, a melhor forma de interpretar um papel, qualquer papel. Depois de trinta anos de carreira, comecei a cantar Cavaradossi, Don José, Lohengrin, e o trabalho é encontrá-los em minha voz, saber o que eu posso dar de melhor para interpretá-los.”

Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Notícias
 Prepare-se: dez destaques da programação da semana
Notícias John Neschling rege Neojiba em junho em comemoração aos seus 75 anos
Crítica Ópera ‘Aleijadinho’, de Ernani Aguiar, estreia ao ar livre em Ouro Preto, por Nelson Rubens Kunze
Crítica Quarteto Boulanger: um trabalho inspirado e urgente, por Camila Fresca
Crítica Beleza a partir dos escombros, por Irineu Franco Perpetuo

Piotr Beczala [Divulgação]
Piotr Beczala [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.