Theatro São Pedro anuncia onze títulos em sua temporada 2023

por Redação CONCERTO 09/02/2023

O Theatro São Pedro terá onze títulos de ópera em sua temporada 2023. A programação começa em março, com Dido e Enéas, de Purcell, com direção de William Pereira e regência de Luis Otavio Santos. No elenco, Marília Vargas, Maria Cristina Kiehr, Johnny França e Homero Velho, entre outros.

Em abril, Mozart, com O Rapto do Serralho, dirigido pela dupla Jorge Takla e Claudio Cruz. Cantam Ludmila Bauerfeldt, Daniel Umbelino, Ana Carolina Coutinho, Jean William e Luis Otavio Faria.

Maio terá mais uma colaboração entre o diretor Alexandre dal Farra e o maestro Ira Levin dedicada a óperas de Kurt Weill e Bertolt Brecht: depois de Os sete pecados capitais e A ópera dos três vinténs, eles agora levam ao palco O voo através do oceano e Aquele que diz sim. O elenco é formado por Flavio Leite, Anderson Barbosa, Vitor Mascarenhas, Manuela Freua, Luciana Bueno e Gilberto Chaves.

Levin permanece à frente da Orquestra do Theatro São Pedro em julho, mais uma vez colaborando com o diretor André Heller-Lopes em uma ópera de Janácek (os dois já fizeram Katya Kabanova e O caso Makropoulos no teatro). Desta vez, sobe ao palco A raposinha astuta, com Carla Caramujo no papel-título e um elenco formado ainda por Vinicius Atique, Denise Freitas, Giovanni Tristacci, Gustavo Lassen, Saulo Javan, Thayana Roverso e Natalia Serrano.

Em outubro, Cinderela, de Pauline Viardot, com Marly Montoni no papel-título e Mar Oliveira como o Príncipe. A direção musical é de Priscila Bomfim e a direção cênica, de Julianna Santos.

Também em outubro, o Theatro São Pedro apresenta as três óperas criadas durante a segunda edição do Atelier de Composição Lírica. Leonardo Labrada assume a direção musical e Inês Bushatsky, a direção cênica.

A Academia de Ópera e a Orquestra Jovem do Theatro São Pedro vão apresentar dois títulos em 2023. O primeiro, em junho, é O Machete, de André Mehmari, em estreia mundial. A ópera é baseada em Machado de Assis, será dirigida por Julianna Santos e terá direção musical de Maíra Ferreira, regente do Coral Paulistano.

O segundo título, com direção musical de André dos Santos e direção cênica de Ronaldo Zero, é Os conspiradores, de Schubert (novembro).

A temporada sinfônica do teatro tem como destaque programa com obras de Augusta Holmes e De Falla, com direção de Miguel Campos Neto; obras de Reger e Vorisék, com Ira Levin; os concertos para violoncelo de Haydn, regência de Ricardo Kanji e solos de Antonio Meneses; e apresentação do sopranista Bruno de Sá, com regência do maestro Gabriel Rhein-Schirato.

Na música de câmara, um programa com a trilha de O garoto, de Charles Chaplin, e os programas da série Além da Canção, com direção artística de Ricardo Ballestero.

O Theatro São Pedro mantém ainda a parceria com a São Paulo Companhia de Dança: além de repetir a coreografia Di, será estreada uma coreografia de O canto do Rouxinol, de Stravinsky.

Leia também
Notícias
TCM não acata recursos e Theatro Municipal de São Paulo deverá ter novo chamamento
Notícias Gustavo Dudamel é escolhido novo diretor musical da Filarmônica de Nova York
Notícias Álbum de orquestra jovem com obras de compositoras negras ganha o prêmio Grammy
Notícias Obra de Ligeti é destaque do mês do Digital Concert Hall; leitores da Revista CONCERTO têm desconto
Opinião Em ‘Tár’, filme sobre maestra autoritária, uma reflexão feita de caricaturas, por João Luiz Sampaio

Theatro São Pedro [Divulgação/Décio Figueiredo]
[Divulgação/Décio Figueiredo]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.