‘Vanessa’, de Barber, ganha primeira montagem brasileira em Guarulhos

por Redação CONCERTO 30/08/2019

A Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos apresenta neste final de semana a primeira versão brasileira da ópera Vanessa, de Samuel Barber, encenada no final dos anos 1950 em Nova York, com libreto de Gian Carlo Menotti. A direção é de Marcelo Gama e a regência, de Emiliano Patarra. Vanessa recebeu o Prêmio Pulitzer em 1958, ano de sua estreia, regida no Metropolitan pelo maestro Dmitri Mitropoulos. 

“Nossa temporada tem como objetivo trazer para a cidade e para a orquestra um pouco de cada faceta do mundo sinfônico, obras-primas, primeiras audições, interfaces com a música popular, o balé, a ópera”, explica Patarra. “E escolher Vanessa preenche alguns requisitos para nós. O primeiro deles tem a ver com o Teatro Adamastor, que é o teatro da cidade, que coloca o público muito próximo do palco, o que nessa história intimista é fundamental, pois a ação está no gesto, na expressão. E, além disso, fazer uma ópera como essa, nunca feita no Brasil, nos insere também num processo de ampliação do repertório relevante para o universo da ópera em todo o país.”

Um crítico já definiu Vanessa como “a ópera para a época de Hitchcock”, com uma partitura tensa e o caráter de um thriller psicológico. Nela, Vanessa, abandonada por seu amante Anatol, muda-se para Paris, onde vive apartada do mundo, dividindo sua casa com sua mãe e sua sobrinha. Vinte anos depois, porém, o filho de Anatol chega e sua presença vai estabelecer novos dramas. 

“Barber mistura estéticas nessa partitura. É uma obra que soa um pouco distante para quem está acostumado com as peças mais famosas dele, como o concerto para violino”, explica Patarra. “No fundo, a música sempre se adapta à exigência da cena, é uma peça de teatro com música, sempre à serviço do libreto. É interessante: a música de cinema sempre bebeu muito na ópera e, aqui, acontece o contrário, a partitura muitas vezes serve como plano de fundo, mas sempre com um casamento entre texto e música. Menotti, o libretista, também era compositor, e isso dá uma enorme profundidade à combinação das palavras com a música”, lembra Patarra.

A soprano Tati Helene interpreta Vanessa; o tenor Flávio Leite é Anatol (filho); as mezzo sopranos Luisa Francesconi e Juliana Taino vivem Erika, sobrinha de Vanessa, e Baronesa, sua mãe; o barítono Marcelo Ferreira interpreta o Doutor; e Flávio Lauria, faz o papel do Mordomo.

Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia mais
Notícias
Prefeitura demite diretores da Fundação Theatro Municipal de São Paulo
Notícias Festival Baroque in Rio celebra música barroca da França e do Brasil, por Luciana Medeiros
Notícias Duo Santoro apresenta espetáculo ‘O compositor é vivo!’ em São Paulo
Colunistas Camerata Sé: projetos ousados em tempos de crise, por Camila Fresca

Ópera Vanessa [Divulgação]
Ópera Vanessa [Divulgação]

 

Curtir