Doria volta atrás e garante verba da Cultura; Secretaria confirma

por Redação CONCERTO 08/04/2019

Em vídeo publicado nas redes sociais na manhã de hoje (clique aqui para ver no YouTube), o governador João Doria afirma que programas, espaços, equipamentos e atividades socioculturais vinculados à Secretaria de Cultura e Economia Criativa serão mantidos pela atual gestão e que o contingenciamento de verbas do orçamento estadual não terá impacto imediato nos serviços da Cultura. “Nada será fechado, nada será interrompido na Cultura”, diz o governador. “Toda a polêmica ocorreu porque anunciamos recentemente que será preciso fazer um contingenciamento no orçamento do Governo por conta de um déficit de R$ 10.5 bilhões. [...] Fizemos uma avaliação criteriosa e, na Cultura, nenhum corte será feito”, acrescenta.

A Revista CONCERTO questionou a Secretaria se as afirmações veiculadas significavam que o governo havia cancelado o contingenciamento de 23%. Na resposta, a Secretaria afirma: “Conforme informado no vídeo publicado pelo Governador João Doria, nenhum corte será feito na cultura. O déficit será resolvido com a extinção de estatais, cortes de cargos em comissão e transferência dos ativos onerosos do Estado à iniciativa privada via PPPs, concessões e privatizações”.

A nota também traz uma declaração do secretário Sérgio Sá Leitão comemorando a decisão: “Parabéns para o Governador e para todos nós que amamos a arte e a cultura e reconhecemos sua importância econômica e social”.

Leia abaixo o comunicado oficial da Secretaria de Cultura e Economia Criativa

“Na Cultura, nenhum corte será feito”
Governo assegura manutenção de programas da Secretaria de Cultura e Economia Criativa

O Governador do Estado de São Paulo João Doria publicou hoje, em suas redes sociais, um vídeo que esclarece a recente polêmica acerca do contingenciamento de aproximadamente 23% no orçamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. “Sobre notícias que estão circulando sobre um suposto corte no orçamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, não é verdade que vamos cortar serviços e programas desta pasta, nem fechar espaços culturais. Nada será fechado, nada será interrompido na Cultura”, garantiu Doria.

O Secretário Sérgio Sá Leitão felicitou a atitude: “Parabéns para o Governador e para todos nós que amamos a arte e a cultura e reconhecemos sua importância econômica e social”.

João Dória explica que “toda a polêmica ocorreu porque anunciamos recentemente que será preciso fazer um contingenciamento no orçamento do Governo por conta de um déficit de R$ 10.5 bilhões. Fizemos uma avaliação criteriosa e, na Cultura, nenhum corte será feito”, assegura o Governador. Doria diz ainda que o déficit será resolvido com a extinção de estatais, cortes de cargos em comissão e transferência dos ativos onerosos do Estado à iniciativa privada via PPPs, concessões e privatizações.

Doria ressalta que valoriza e apoia a cultura: “As atividades culturais e criativas são marcas registradas do nosso Estado e contribuem para o desenvolvimento social e econômico de São Paulo”.

[Reprodução / Youtube]
Governador João Doria [Reprodução / Youtube]