Fiari organiza palestras sobre a relação entre arte e política

por Redação CONCERTO 25/02/2022

A Federação Internacional de Arte Revolucionária e Independente (Fiari) realiza em março e abril uma série de palestras sobre arte e política. Todas serão transmitidas de forma gratuita pela plataforma Zoom.

A abertura da série acontece neste sábado, dia 26, às 16 horas, com a palestra Trotsky, Arte e Revolução, com a participação de Roberto Rutigliano e Martha D'Angelo, especialistas estudiosos da vida e da obra de Trotsky e de personalidades que viveram intensamente os domínios da política e das artes, tais como Mário Pedrosa e Benjamin Péret.

O acesso à palestra é gratuito e pode ser feito por aqui

A programação continua na semana que vem. No dia 5, o compositor Jorge Antunes faz a palestra Arte engajada; na semana seguinte, no dia 12, Juliette Robichez apresenta o tema Destruição deliberada do patrimônio cultural, crime contra a humanidade? Em seguida, no dia 19, o historiador Jorge Coli vai falar sobre o nacionalismo e a luta de classes por meio da música na Semana de Arte Moderna. A atração do dia 26 é o Fabio Brasileiro, com a palestra Patrícia Galvão e a vanguarda socialista. E, encerrando a série, Vladimir Safatle faz a conferência Sublime como categoria política: para além da noção de 'música absoluta. 

A Fiari nasceu em um encontro no México em 1938 e teve atividades durante um ano, com o objetivo de unir artistas que lutavam pela independência da arte e pela revolução socialista. A federação foi resgatada em 2021 por artistas de diversas partes do mundo. Em seu manifesto, eles afirmam ver “a necessidade de refundar a FIARI, porque a luta liderada pelos criadores da federação em 1938 deve ser implementada e renovada neste grave momento em que a crise do capitalismo se expressa também em uma crise das artes e da cultura em geral”. Mais informações podem ser obtidas no site da Fiari.

Leia também
Notícias Artistas do meio clássico se pronunciam contra guerra na Ucrânia e ameaçam boicote
Notícias Marcos Balter vence Prêmio da American Academy of Arts and Letters
Notícias Osesp faz quatro concertos com trilhas de filmes e séries
Irineu Franco Perpetuo Cristian Budu: Beethoven para o terceiro milênio
Nelson Rubens Kunze Orquestra Jovem abre temporada com Floresta do Amazonas

Vladimir Safatle faz a palestra 'Sublime como categoria política' no final de março [Divulgação]
Vladimir Safatle faz a palestra 'Sublime como categoria política' no final de março [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.