Jamil Maluf retorna ao Theatro Municipal de São Paulo

por Redação CONCERTO 19/01/2017

O maestro Jamil Maluf, criador da Orquestra Experimental de Repertório (OER) e seu regente de 1990 a 2014, retornará à direção da orquestra. A informação foi dada na terça-feira pelo site do jornal Folha de S. Paulo, que também afirma que o maestro Mario Zaccaro voltará à direção do Coral Lírico. O retorno dos dois maestros já era comentado nas redes sociais há alguns dias. Não houve até o momento, contudo, nenhuma comunicação oficial do Theatro Municipal.

O maestro Jamil Maluf havia sido afastado da direção da OER em 2014, em razão da reestruturação que a gestão Neschling-Herencia impôs ao teatro. Na configuração imaginada na época, a orquestra assumiria uma função exclusivamente de formação pedagógica, dentro de um novo projeto de educação musical que incluía a Escola Municipal de Música e a Orquestra Jovem. Desde então a orquestra era dirigida pelo maestro Carlos Moreno.

Já o maestro Mario Zaccaro, que dirigia o Coral Lírico desde 1994, foi substituído em 2013 pelo maestro Bruno Facio, que mantém o posto até hoje.