Morreu Jorge da Cunha Lima, ex-presidente da TV Cultura

por Redação CONCERTO 18/08/2022

Morreu ontem (17/08), em São Paulo, o jornalista Jorge da Cunha Lima, aos 90 anos. Ele sofria de câncer e estava internado no Hospital Sírio Libanês.

Jorge da Cunha Lima nasceu em São Paulo, em 1931, e formou-se advogado e jornalista pela Universidade de São Paulo e em administração pela FGV. Em sua carreira trabalhou em importantes veículos de comunicação, como o Jornal Correio Paulistano, o Última Hora, as revistas Senhor, Vogue e Manchete e os jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo e O Globo.

Foi presidente da TV Gazeta entre os anos de 1987 e 1989, quando criou o programa TV Mix. Em 1995 tornou-se presidente da Fundação Padre Anchieta, mantenedora da Rádio e TV Cultura, cargo que ocupou até 2004. Em sua gestão, foram lançados alguns dos principais programas infantis da história da TV Cultura, como o “Cocoricó” e “Castelo Rá-Tim-Bum”. Após a presidência, Cunha Lima tornou-se membro do Conselho Curador da instituição.

Jorge da Cunha Lima também teve destacada atuação política, tendo sido secretário de Comunicação e de Cultura do governo Franco Montoro nos anos 1980. Também foi um dos coordenadores do movimento das Diretas Já.

Como escritor, Cunha Lima lançou livros como “Cultura Pública – A organização de um sonho”, “Uma história da TV Cultura” e um perfil sobre o governador Franco Montoro, mas também livros de poesia, como “Ensaio Geral” e “Véspera de Aquarius” e um romance, “O jovem K”.

Jorge da Cunha Lima (reprodução YouTube)
Jorge da Cunha Lima (reprodução YouTube)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.