Orquestras de Guarulhos ganham nova sede em teatro histórico 

por Redação CONCERTO 18/04/2022

Decisão da Prefeitura demonstra compromisso com a cultura; concerto de estreia será no dia 1º de maio sob direção do maestro titular Emiliano Patarra

A prefeitura de Guarulhos anunciou hoje que o Teatro Padre Bento, no Jardim Tranquilidade, será a nova sede das Orquestras de Guarulhos. “Ao mover as atividades das orquestras para esse espaço de tamanho potencial, contribuímos para a descentralização da atividade artística e cultural da cidade e também para a revitalização de espaços, tal qual o Teatro Padre Bento, que merecem utilização mais intensa”, afirmou o vice-prefeito e secretário de Cultura, Professor Jesus.

O teatro tem capacidade de 350 lugares, acústica privilegiada e estacionamento. O palco comporta uma orquestra de até 80 músicos. Segundo Emiliano Patarra, regente titular do grupo, “dotar as Orquestras de Guarulhos de uma sede própria é assumir que elas precisam muito mais que um lugar físico, mas também um local que seja referência para o desenvolvimento de suas atividades”.

O Jardim Tranquilidade, em Guarulhos, foi construído por lideranças sociais e esportivas, famílias, empresários, comerciantes, trabalhadores e entidades religiosas. Ele abrigava o complexo do Sanatório Padre Bento, que cuidava de doentes de hanseníase e que contava com uma igreja, um campo de futebol e o teatro. Após o fechamento do complexo, o espaço foi aberto para o público.

Se o teatro ainda é relativamente pequeno para abrigar as duas sinfônicas e não possui um fosso para a produção de óperas, a decisão da Prefeitura demonstra um claro compromisso com a cultura e marca um novo passo no processo de institucionalização das Orquestras de Guarulhos. 

O concerto de estreia das Orquestras de Guarulhos em sua nova sede acontece no dia 1º de maio, às 17h, com regência do maestro Emiliano Patarra. O programa terá as Quatro últimas canções, de Richard Strauss, e as canções de A floresta do Amazonas, de Villa-Lobos, com solos da soprano Tati Helene.

Veja abaixo algumas fotos do Teatro Padre Bento, no Jardim Tranquilidade, em Guarulhos (divulgação, Camila Rhodes)

Teatro Padre Bento, Guarulhos (divulgação, Camila Rhodes)

Teatro Padre Bento, Guarulhos (divulgação, Camila Rhodes)

Teatro Padre Bento, Guarulhos (divulgação, Camila Rhodes)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.