Theatro Municipal de São Paulo e Instituto Odeon rompem termo de parceria

por Redação CONCERTO 14/11/2018

A Secretaria Municipal de Cultura notificou nesta quarta-feira (14) o Instituto Odeon, Organização Social gestora do Theatro Municipal de São Paulo, sobre a rescisão do termo de colaboração para a gestão do teatro. Segundo nota da Secretaria Municipal de Cultura, em 31 de outubro o Odeon informou seu desejo de interromper o termo de colaboração em comum acordo com a Fundação do Theatro Municipal.

A Fundação do Theatro Municipal formalizou hoje o distrato por meio de notificação. A rescisão será publicada no Diário Oficial de amanhã (quinta-feira) e o Instituto Odeon deve permanecer na gestão até a nova instituição assumir, num prazo estimado de 60 dias.

O Instituto Odeon faz a gestão do Theatro Municipal desde setembro do ano passado, quando assinou o termo de cooperação. A escolha da Organização Social foi atribulada, uma vez que o Odeon ficou em segundo lugar no edital do chamamento público. Na época, uma polêmica envolveu o edital, já que o Instituto Odeon questionou a pontuação recebida e também pelo fato do primeiro colocado, a Casa da Ópera, ter vínculos com o então diretor artístico da casa, Cleber Papa. A Casa da Ópera, contudo, acabou desclassificada por não apresentar os documentos exigidos para a contratação.

Desde o início da parceria houve rumores de que a não era bom o relacionamento do Instituto Odeon com a Secretaria e com a Fundação Theatro Municipal. Parte dos problemas é decorrente do confuso modelo de gestão, que embaralha as competências e as responsabilidades da OS e da Fundação. No ano passado, o Secretário André Sturm, que então reconhecia a inadequação do modelo, havia confirmado que extinguiria a Fundação.

Leia abaixo a nota oficial da Secretaria Municipal de Cultura:

A Secretaria Municipal de Cultura informa que, nesta quarta-feira (14), a Fundação Theatro Municipal notificou o Instituto Odeon sobre a Rescisão do Termo de Colaboração para a gestão do Theatro Municipal.
Há muito a Fundação do Theatro Municipal demonstra insatisfação com a gestão do Theatro Municipal pelo Instituto Odeon.
Após inúmeras reuniões, em 31 de outubro o Odeon informou seu desejo de interromper o termo de colaboração em comum acordo com a Fundação do Theatro Municipal. Nesse dia, representantes do Instituto entregaram documento propondo distrato bilateral com a data de 14 de novembro para sua formalização. Desta forma, no dia de hoje a Fundação do Theatro Municipal formalizou o distrato por meio de notificação. Também informa que será publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (15) Chamamento Público para contratação de nova instituição cultural que fará a gestão do Theatro Municipal de São Paulo e seus respectivos corpos artísticos.
O Odeon permanece na gestão até a nova instituição assumir, o que deve acontecer num prazo estimado de 60 dias.

Leia também:
Theatro Municipal: Odeon contesta Secretaria; gravação comprova pressão de André Sturm

 

Theatro Municipal de São Paulo [Ricardo Kleine/ divulgação]
Theatro Municipal de São Paulo [Ricardo Kleine / divulgação]